O PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

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Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil, Educação Inclusiva, Práticas Pedagógicas.

Resumo

O presente trabalho apresenta reflexões sobre a Educação Inclusiva na Educação Infantil, considerando a Educação Inclusiva como um paradigma educacional ratificado por políticas públicas que, no entanto, ainda está distante da realidade escolar. A reflexão é no sentido de pensar nas mudanças necessárias desde a Educação Infantil, por ser esta a primeira etapa da educação básica e estágio decisivo no processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças com deficiência.

Biografia do Autor

José Carlos Monteiro, SEMED

Possui graduação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação

Orientdora - Celi Correa Neres, UEMS

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (1988), graduação em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1993), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010) e Pós- doutorado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Pantanal (2014), é conselheira do Conselho Estadual de Educação MS, avaliadora Ad hoc do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Conselheira do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e docente do Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Atuou por 8 anos como coordenadora de curso de graduação e pós- graduação lato sensu, foi diretora de campus universitário por 2 anos e coordenadora do mestrado profissional da UEMS durante 5 anos. Atualmente é vice- reitora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Participa da Rede Estadual de Pesquisa em Educação Especial de Mato Grosso do Sul e da Rede Internacional de Pesquisa em currículo, Inclusão e educação escolar de países e regiões de língua portuguesa.Tem experiência na área da educação e psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, currículo, educação e diversidade. É líder do Grupo de Pesquisa " Educação Especial".

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Publicado

2021-06-02

Como Citar

Monteiro, J. C., & Neres, O. .-. C. C. (2021). O PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 5(9). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/6246

Edição

Seção

Resumos de Dissertações do Mestrado Prof. em Ed. - PROFEDUC/UEMS (2015-2017)