POLÍTICAS PÚBLICAS EM ALFABETIZAÇÃO: O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NO MUNICÍPIO DE ANASTÁCIO - MS

Autores

Palavras-chave:

Alfabetização da criança. Políticas Públicas. PNAIC.

Resumo

O presente trabalho propõe o foco na questão das políticas públicas em educação, no tocante à alfabetização da criança, na análise do atual programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O objetivo é apresentar a introdução do referido programa na política nacional e analisar sua implantação e implementação no lócus municipal de Anastácio – MS, com ênfase no eixo quatro, que é a formação de professores.

Biografia do Autor

Silvia Cristiane Alfonso Viédes, UEMS

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2012) -Uninter e Especialista em Educação Infantil (2012) - UFMS. Mestre em Educação Profissional pela UEMS/PROFEDUC - Campo Grande (2015) Pesquisadora de Políticas Públicas de Alfabetização da criança e Avaliação de Políticas. Experiência com Educação inclusiva na educação básica e superior. Acompanhamento psicopedagógico nas dificuldades de aprendizagem. Experiência em coordenação pedagógica e educação profissional. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação - Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados FAED/UFGD (2017). Atualmente atua como tutora à distância na licenciatura de Ciências Sociais na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS e Orientadora no CEPA Geraldo Afonso Garcia Ferreira.

Orientadora - Vilma Miranda de Brito, UEMS

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (Campo Grande-MS, 2012). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (Campo Grande, 2002). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ? UFMS/Campus de Dourados (1990). Atuou na docência na Educação Infantil e no Ensino Fundamental em escolas públicas e privadas em Dourados-MS e como Técnica Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Dourados. Atualmente é professora Sênior da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS, atuando no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Curso Mestrado Profissional em Educação, na Unidade de Campo Grande. Estuda e pesquisa política educacional, gestão educacional e educação básica.

Downloads

Publicado

02/06/2021

Como Citar

Viédes, S. C. A., & de Brito, O. .-. V. M. (2021). POLÍTICAS PÚBLICAS EM ALFABETIZAÇÃO: O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NO MUNICÍPIO DE ANASTÁCIO - MS. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 5(9). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/6250

Edição

Seção

Resumos de Dissertações do Mestrado Prof. em Ed. - PROFEDUC/UEMS (2015-2017)