ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE/ MS (2005-2012): INVESTIMENTO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE?

Visualizações: 338

Autores

Palavras-chave:

Política educacional, Formação Continuada de Professores, Desenvolvimento Profissional Docente, Qualidade da Educação, Programa Aposta no Professor.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar o processo de implementação da política de formação continuada implantada pela Rede Municipal de Ensino de Campo Grande (REME), no período de 2005 a 2012. O estudo tem como objetivos específicos: a) analisar a legislação vigente a respeito da formação continuada dos professores; b) pesquisar sobre a relação teoria e prática voltada para o fazer pedagógico na formação continuada dos professores; c) analisar o impacto do trabalho desenvolvido pelos formadores do Grupo Base - GB, verificando a aplicação do conhecimento adquirido nas formações ante a prática pedagógica da REME.

Biografia do Autor

Tânia Maria Serra dos Passos, SEMED

Iniciou sua atividade como professora do Ensino Fundamental na Rede Pública do Estado de Mato Grosso do Sul, desde 1990. Atuou como professora do Ensino Fundamental, Educação Infantil e Ensino Médio- Magistério. Concursada como especialista de educação na área de Inspeção Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/ MS, desde 1993. Desempenhou a função de Diretora Adjunta na Rede Municipal de Ensino -REME- Campo Grande/MS. Desempenhou a função de chefe da Divisão de Monitoramento e Normas/SEMED até 2016. Conselheira-Presidente do Conselho Municipal de Educação - CME/CG/MS - MANDATO 2016- 2018. Atualmente desempenha a função de Assessora Técnica do CME/CG/MS, desde julho de 2018. Ministrou a Disciplina Legislação para concurso de professores no IEPAT - Instituto de Educação e Pesquisa Alfredo Torres em Jan-Fev/2016. Ministra a Disciplina - CURRÍCULO - educação especial - desde 2016 no IEPAT - Instituto de Educação e Pesquisa Alfredo Torres . Orienta Trabalho de Conclusão de Curso - TCC NO IEPAT - Instituto de Educação e Pesquisa Alfredo Torres. Mestre em Educação. Estuda e pesquisa política pública educacional e legislação educacional na educação básica. Ministrou aulas sobre Legislação para concurso de professores na ACPMS - Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública. nov./dez-2018.

Orientadora - Vilma Miranda de Brito, UEMS

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (Campo Grande-MS, 2012). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (Campo Grande, 2002). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ? UFMS/Campus de Dourados (1990). Atuou na docência na Educação Infantil e no Ensino Fundamental em escolas públicas e privadas em Dourados-MS e como Técnica Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Dourados. Atualmente é professora Sênior da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS, atuando no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Curso Mestrado Profissional em Educação, na Unidade de Campo Grande. Estuda e pesquisa política educacional, gestão educacional e educação básica.

Downloads

Publicado

2021-06-02

Como Citar

dos Passos, T. M. S., & de Brito, O. .-. V. M. (2021). ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE/ MS (2005-2012): INVESTIMENTO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE?. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 5(9). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/6267

Edição

Seção

Resumos de Dissertações do Mestrado Prof. em Ed. - PROFEDUC/UEMS (2015-2017)