AS NARRATIVAS DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DESVELANDO AS IMPLICAÇÕES DA PROVINHA BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Avaliação, Provinha Brasil, Alfabetização, Narrativa.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar como a Provinha Brasil tem interferido na prática do professor e de que forma isso se dá. Para atender às necessidades de elevar o índice da qualidade do ensino no IDEB, o governo implementou algumas políticas de acompanhamento, dentre as quais a Provinha Brasil, criada como instrumento para avaliar e diagnosticar a realidade de cada escola e possibilitar a contribuição de propostas que visam à superação das dificuldades encontradas na aprendizagem dos estudantes ainda na fase da alfabetização.

Biografia do Autor

Celi Traude Kellermann, SEMED

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Membro do Grupo de Pesquisa GEPENAF (Grupo de Pesquisa em Narrativas Formativas). Graduada em PEDAGOGIA pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2011) e graduada em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade Feevale (1987). Atualmente é professora na Educação Infantil - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - CAMPO GRANDE, MS.

Orientadora - Eliane Greice Davanço Nogueira, UEMS

Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul no curso de Pedagogia na unidade de Campo Grande, no programa de mestrado em Educação na unidade de Paranaíba e no programa de mestrado Profissional de Educação na unidade de Campo Grande. Líder do grupo de estudos e pesquisas em narrativas formativas (GEPENAF) e membro do grupo de estudos e pesquisas em educação continuada (GEPEC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, escrita auto-biografica, pesquisa-formação, educacao infantil, alfabetização e psicologia.

Downloads

Publicado

02/06/2021

Como Citar

Kellermann, C. T., & Nogueira, O. .-. E. G. D. (2021). AS NARRATIVAS DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DESVELANDO AS IMPLICAÇÕES DA PROVINHA BRASIL. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 5(9). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/6268

Edição

Seção

Resumos de Dissertações do Mestrado Prof. em Ed. - PROFEDUC/UEMS (2015-2017)