CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA PRÉ-ESCOLA: DA SALA DE AULA AO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Organização do Trabalho Didático, Conhecimento Científico.

Resumo

Essa pesquisa tem como objeto o conhecimento científico veiculado no laboratório de Ciências e na sala de aula para crianças da pré-escola de uma escola municipal de Campo Grande - MS durante o desenvolvimento do projeto ―Formigas‖. Para atingir o objetivo de analisar o conhecimento científico veiculado nestes dois espaços, estrutura-se este trabalho em três capítulos a partir das atividades escolares do projeto ―Formigas‖.

Biografia do Autor

José Flávio Rodrigues Siqueira, SED

Doutorando em Ensino de Ciências pela UFMS/CG; Mestre em Educação pela UEMS/CG; Especialista em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão pela São Luis (2018); Especialista em Mídias na Educação pela UFMS (2012); Especialista em Educação Ambiental pelo SENAC/MS (2008); Graduado em Ciências Biológicas pela UEMS (2005); Professor efetivo na Rede Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul desde 2013; Professor efetivo da rede Municipal de Educação de Campo Grande desde 2013; Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores e Ensino de Ciências; Membro da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA/MS) no período de 2010-2017. Professor no curso de Pedagogia da Faculdade Insted. Tutor a distância no Curso de Tecnologia em Educação e Processos de Trabalho: Alimentação Escolar. Atualmente cedido na função de Coordenador de Correção de Fluxo - CCORF/SUPED/SED/MS. Possui experiência nas áreas de Educação e Ensino, com ênfase em Ensino de Ciências e Educação Ambiental, com os temas: Práticas de Ciências, Formação de Professores e Políticas Públicas em Educação Ambiental.

Orientadora - Carla Villamaina Centeno, UEMS

Possui graduação em HISTÓRIA - Faculdades Unidas católicas de Mato Grosso (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: mato grosso do sul, organização do trabalho didático, educação, história da educação e fronteira.

Downloads

Publicado

02/06/2021

Como Citar

Siqueira, J. F. R., & Centeno, O. .-. C. V. (2021). CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA PRÉ-ESCOLA: DA SALA DE AULA AO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 5(9). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/6269

Edição

Seção

Resumos de Dissertações do Mestrado Prof. em Ed. - PROFEDUC/UEMS (2015-2017)