CONHECIMENTOS E PRÁTICAS SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA EXPRESSOS PELAS PROFESSORAS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE RIBAS DO RIO PARDO/MS

Autores

Palavras-chave:

Educação infantil, Ensino de matemática, Conhecimento profissional docente.

Resumo

Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado vinculada à linha de pesquisa de Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e tem como objetivo principal investigar que conhecimentos o profissional docente da educação infantil, etapa de creche (3 anos) e de pré-escola (4 e 5 anos) do Centro de Educação Infantil de Ribas do Pardo/MS expressa em suas práticas e discursos em relação ao ensino da matemática. Os sujeitos da pesquisa foram 4 (quatro) professoras de um centro de educação infantil do município que possuem ensino superior na área de pedagogia e têm mais de cinco anos de experiência na educação infantil.

Biografia do Autor

Rosimeire da Silva Rosa Moura, SEMED/ Ribas do Rio Pardo/MS

Possui Mestrado Profissional em Educação - área de concentração Formação de Educadores pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010) e graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - Faculdades Integradas de Fátima do Sul (1998). Possui Pós Graduação em educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental pela UNAES. Atuou como assessora técnica no Conselho Municipal de Educação de 2006 a 2016. Exerceu o cargo de professora efetiva da rede municipal de ensino no ensino fundamental inicial em 2017 e 2018. Atualmente exerce o cargo de Diretora de Departamento de Educação Infantil, na Secretaria Municipal de Educação. Em 2019 atuou como formadora do Currículo de Referência do Estado de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Fundamental 1º ao 5º ano, formação de professores e matemática na educação infantil.

Orientador - Antonio Sales, UEMS

Possui graduação em Matemática pela Universidade Católica Dom Bosco (1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010). Atualmente é Docente Sênior da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e Docente da Universidade Anhanguera- Uniderp. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Estagio Supervisionado, Probabilidade e Estatística, Estatística Aplicada, Modelagem Matemática, Geometria. Desenvolve projetos de pesquisa principalmente em: a) Educação Matemática envolvendo os seguintes temas: Teoria Antropológica do Didático, Demonstração e Argumentação, Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação e Matemática na Educação Especial; b) Formação de Professores envolvendo: Ética Profissional, Concepções de Professores, Educação em Saúde, Análise de Material Educativo e Narrativas;c) bem-estar humano levando em conta o desenvolvimento da Inteligência Espiritual. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UNIDERP. http://orcid.org/0000-0001-5515-6625

Downloads

Publicado

02/06/2021

Como Citar

Rosa Moura, R. da S., & Sales, O. .-. A. (2021). CONHECIMENTOS E PRÁTICAS SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA EXPRESSOS PELAS PROFESSORAS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE RIBAS DO RIO PARDO/MS. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 5(9). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/6270

Edição

Seção

Resumos de Dissertações do Mestrado Prof. em Ed. - PROFEDUC/UEMS (2015-2017)