COORDENADOR PEDAGÓGICO: A FORMAÇÃO CONTINUADA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE-MS

Autores

Palavras-chave:

Políticas públicas, Qualidade no ensino, Atribuições pedagógicas.

Resumo

Esta pesquisa se insere no âmbito da Pesquisa do Mestrado Profissional em Educação – área de concentração: Formação de Educadores. Tem como objetivo investigar e analisar as ações da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande-MS no que se referem à formação continuada dos coordenadores pedagógicos para o exercício de suas atribuições, dentre as quais atuarem como formadores de professores.

Biografia do Autor

Lenine Ferreira da Silva, SEMED

Professora da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, MS. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, tendo defendido sua dissertação no ano de 2016. Graduada em Normal Superior pela mesma Universidade no ano de 2006, com curso de pós-graduação ?Lato Sensu em Leitura e Escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Ênfase na alfabetização, ministrado pelo Instituto de Ensino Superior da Funlec -IESF, no ano de 2010 e também em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (Supervisão e Orientação Educacional), ministrado em convênio entre as instituições Associação Educacional do Vale do Itajaí-Mirim e Libera Limes Instituto de Qualificação Profissional, no ano de 2011.

Orientadora - Bartolina Ramalho Catanante, UEMS

Pós Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2017). Doutora (2008) e mestre (1999) em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar. Possui graduação em Pedagogia (1989) e Especialização em História da América Latina (1994), pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS. Atualmente é professora Sênior da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS atuando no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Curso Mestrado Profissional em Educação. Tem experiência em gestão educacional e formação de professores. Desenvolve pesquisa na área de Educação, com ênfase em Política educacional, Planejamento e Gestão da Educação Básica, formação de professores, especialmente para a educação das relações étnico - raciais. Atua principalmente nos temas: Gestão, Política Pública e Planejamento Educacional e formação de professores para a as relações étnico-raciais. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Política e Planejamento Educacional,História e Formação de Professores para a educação das Relações Étnico-Raciais, GEPPEHER/UEMS. Presidenta do Grupo TEZ - Trabalho, Estudos Zumbi. Ganhadora estadual do Prêmio Betinho - Atitude Cidadã do ano de 2012; Prêmio Medalha Zumbi dos Palmares no ano de 2013; Comenda do Mérito Legislativo pela Câmara Municipal de Campo Grande, 2018; Homenagem Aleixo Paraguassu pela Subsecretaria de Direitos Humanaos - SEGOV Campo Grande, 2018;Premio Direitos Humanos 2019, SEDHU SEGOV Campo Grande, MS.

Downloads

Publicado

02/06/2021

Como Citar

da Silva, L. F., & Catanante, O. .-. B. R. (2021). COORDENADOR PEDAGÓGICO: A FORMAÇÃO CONTINUADA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE-MS. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 5(9). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/6274

Edição

Seção

Resumos de Dissertações do Mestrado Prof. em Ed. - PROFEDUC/UEMS (2015-2017)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)