FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: DIFICULDADES TEÓRICAS, IMPASSES METODOLÓGICOS

Autores

Palavras-chave:

Formação do Professor Alfabetizador, Formação Inicial e Continuada, Programas de Formação do Professor Alfabetizador,

Resumo

O relatório de estudo “Formação do Professor Alfabetizador: Dificuldades Teóricas, Impasses metodológicos” parte do princípio de que uma educação de qualidade depende da boa formação do professor, que a alfabetização é a base do processo de ensino e aprendizagem, e que o papel do professor alfabetizador é fundamental no processo de construção do conhecimento do educando. Desta forma, este estudo está vinculado à necessidade de analisar a formação inicial e continuada desse professor, sua prática pedagógica e os desafios a serem superados na realização de sua docência.

Biografia do Autor

Veronildes Batista dos Santos, SEMED/COXIM/MS

Graduada no Curso Normal Superior pela Universidade Estadual de Mato Grossos do Sul ? UEMS (2003), Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional ? UNINTER (2018), Artes Visuais pelo Centro Universitário Claretiano (2018). Possui Especialização em Didática e Metodologia do Ensino das Séries Iniciais e Educação Infantil pela Faculdades Integradas de Cassilândia ? FIC (2004), Arte na Educação: Música, Teatro e Dança pela Universidade Candido Mendes ? UCAM (2020), Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Candido Mendes ? UCAM (2020) e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul ? UEMS (2016). Foi professora Substituta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ? UFMS/CPCX, professora na Rede estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul ? SED/MS, Professora Efetiva de Arte na Gerência Municipal de Educação, Cultura e Lazer de Sonora-MS e Formadora local do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade certa - PNAIC. Atualmente é Professora Efetiva na Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Coxim-MS ? SEMED/MS, Coordenadora do Projeto AJA/MS ? ?Avanço do Jovem na Aprendizagem? SED/MS. Tem experiência nas áreas de Alfabetização, Arte, Formação de Professores, Fundamentos de Didática, Psicologia do desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicologia e Educação, História da Educação, Políticas Educacionais, Profissão Docente: Identidade, Carreira e Desenvolvimento Profissional, Práticas de Ensino, Psicolinguística, Tópicos em Educação: Dificuldades de Ensino e Aprendizagem e Educação Especial.

Downloads

Publicado

02/06/2021

Como Citar

dos Santos, V. B. (2021). FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: DIFICULDADES TEÓRICAS, IMPASSES METODOLÓGICOS. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 5(9). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/6276

Edição

Seção

Resumos de Dissertações do Mestrado Prof. em Ed. - PROFEDUC/UEMS (2015-2017)