JOVEM INDÍGENA TERENA DE MATO GROSSO DO SUL: IDENTIDADE, FORMAÇÃO E TRAJETÓRIA

Autores

Palavras-chave:

Jovem indígena. Trajetória. Educação. Identidade.

Resumo

A presente pesquisa propõe-se a descrever e a apresentar a identidade, a formação e a trajetória do jovem indígena da etnia Terena que frequenta a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Campo Grande. Participaram da pesquisa acadêmicos dos cursos de Letras 01 (um), Pedagogia 08 (oito) e Geografia 02 (duas).

Biografia do Autor

Karine Silva Sobrinho, SEMED

graduation at pedagogia from Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2012). , acting on the following subjects: formação- professores-educação-étnico-racial.

Orientadora - Leia Teixeira Lacerda, UEMS

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1995), Mestrado em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (2003), Mestrado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atuou na Coordenadoria dos Cursos Normal Superior e Normal Superior Indígena no período de 2002 a 2005 e no Curso de Pedagogia da Unidade Universitária de Campo Grande da UEMS, no período de 2009 a 2018. Atualmente é Coordenadora do Centro de Pesquisa, Ensino e Extensão Educação, Linguagem, Memória e Identidade/CELMI e professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul no Curso de Pedagogia e no Programa de Mestrado Profissional em Educação. Editora da Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem. Líder do Grupo de Pesquisa: Educação, Cultura e Diversidade, associada à Rede de Pesquisa Internacional para América Latina, Europa e Caribe/Rede ALEC. Vencedora do Prêmio Péter Murányi em 2009 na área de Educação, com o trabalho: Educação de Jovens e Adultos e Prevenção das IST/AIDS em Escolas Indígenas do Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brasil. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, gênero, educação sexual, história indígena, histórias de vida e educação escolar indígena.

Downloads

Publicado

02/06/2021

Como Citar

Sobrinho, K. S., & Lacerda, O. .-. . L. T. (2021). JOVEM INDÍGENA TERENA DE MATO GROSSO DO SUL: IDENTIDADE, FORMAÇÃO E TRAJETÓRIA. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 5(9). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/6286

Edição

Seção

Resumos de Dissertações do Mestrado Prof. em Ed. - PROFEDUC/UEMS (2015-2017)