O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ENTRE O BRAILLE E AS TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS

Visualizações: 380

Autores

Palavras-chave:

Processo de escolarização, Estudante com deficiência visual, Tecnologias assistivas, Sistema Braille.

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade analisar as eventuais intervenções no processo de construção do conhecimento do estudante com deficiência visual em face das tecnologias assistivas, com recorte para as ferramentas computacionais, que permitem a utilização do computador pelos referidos estudantes. Para tanto, são desenvolvidas análises centradas na abordagem sócio-histórica com vistas a identificar componentes mediadores no processo de escolarização das pessoas com deficiência visual (sala de recursos multifuncionais), a partir das nuanças inseridas no atendimento educacional especializado, inclusive nos aspectos concernentes à legislação que permeia essa trajetória.

Biografia do Autor

José Aparecido da Costa, UEMS

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (1994) e especialização em Metodologia de Educação Especial pela UNAES Faculdade de Campo Grande (2004). Mestrado profissionalizante em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2016). É professor da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul. Gestor de ações sociais da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem e Tecnologias Assistivas. Revisor do Sistema Braille.

Orientadora - Celi Correa Neres, UEMS

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (1988), graduação em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1993), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010) e Pós- doutorado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Pantanal (2014), é conselheira do Conselho Estadual de Educação MS, avaliadora Ad hoc do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Conselheira do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e docente do Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Atuou por 8 anos como coordenadora de curso de graduação e pós- graduação lato sensu, foi diretora de campus universitário por 2 anos e coordenadora do mestrado profissional da UEMS durante 5 anos. Atualmente é vice- reitora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Participa da Rede Estadual de Pesquisa em Educação Especial de Mato Grosso do Sul e da Rede Internacional de Pesquisa em currículo, Inclusão e educação escolar de países e regiões de língua portuguesa.Tem experiência na área da educação e psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, currículo, educação e diversidade. É líder do Grupo de Pesquisa " Educação Especial".

Downloads

Publicado

2021-06-02

Como Citar

da Costa, J. A., & Neres, O. .-. C. C. (2021). O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ENTRE O BRAILLE E AS TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 5(9). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/6287

Edição

Seção

Resumos de Dissertações do Mestrado Prof. em Ed. - PROFEDUC/UEMS (2015-2017)