O PROFESSOR REGENTE E O AUXILIAR PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO (APE): SUAS (RE) AÇÕES NA ESCOLARIZAÇÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA

Lucimar de Lima Franco, Orientadora - Celi Correa Neres

Resumo


O estudo teve como objetivo refletir acerca da atuação de professores regentes e do professor especializado na escolarização dos estudantes com deficiência na sala de aula comum em uma escola municipal de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Na Rede Municipal de Ensino (Reme) desse município, esse profissional especializado denomina-se Auxiliar Pedagógico Especializado (APE) e atua na sala de aula comum para mediar os conhecimentos propostos pelos professores regentes. Pretendeuˇse, dessa forma, investigar como as práticas pedagógicas desses profissionais têm se articulado para contemplar a escolarização desses estudantes, bem como analisar e refletir as ações e reações dos professores regentes e APE na escolarização de um estudante com deficiência na sala de aula comum.

Palavras-chave


Professores Regentes e APE; Estudante com Deficiência; Sala Comum.

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ISSN: 2526-4052

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