O PROFESSOR REGENTE E O AUXILIAR PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO (APE): SUAS (RE) AÇÕES NA ESCOLARIZAÇÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA

Visualizações: 806

Autores

Palavras-chave:

Professores Regentes e APE, Estudante com Deficiência, Sala Comum.

Resumo

O estudo teve como objetivo refletir acerca da atuação de professores regentes e do professor especializado na escolarização dos estudantes com deficiência na sala de aula comum em uma escola municipal de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Na Rede Municipal de Ensino (Reme) desse município, esse profissional especializado denomina-se Auxiliar Pedagógico Especializado (APE) e atua na sala de aula comum para mediar os conhecimentos propostos pelos professores regentes. Pretendeuˇse, dessa forma, investigar como as práticas pedagógicas desses profissionais têm se articulado para contemplar a escolarização desses estudantes, bem como analisar e refletir as ações e reações dos professores regentes e APE na escolarização de um estudante com deficiência na sala de aula comum.

Biografia do Autor

Lucimar de Lima Franco

É Mestre Profissional em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-Uems, com a Dissertação intitulada: O Professor Regente e o Auxiliar Pedagógico Especializado (APE): suas re(acões) na escolarização do estudante com deficiência, defendida em 19 de dezembro de 2016, com a linha de pesquisa, Formação de Professores e Diversidade e tendo como Orientadora a Prof. Dr. Celi Corrêa Neres.É Pós Graduada em Diversidade e Educação Especial pelo Instituto de Ensino Libera Limes (2012). Possui Graduação em Letras Licenciatura Plena Português-Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2008) e Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2013). Atualmente é professora da Rede Municipal de Educação em Campo Grande-MS onde ministra aulas de Língua Inglesa e Portuguesa no Ensino Fundamental II e professora da Rede Estadual de Educação onde ministra aulas de Língua Inglesa para o Ensino Fundamental II e Preparatório para o Ingresso na Educação Superior (CIES). Trabalhou de 2009 a 2010 na Escola Particular Atenas ministrando aulas de Língua Inglesa no Ensino Fundamental II e no período de 2010 a 2013 atuou como professora de Língua Inglesa no Ensino Fundamental I na Escola Gênesis e no Centro de Ensino e Aprendizagem - CEAPE de Janeiro de 2010 a Abril de 2014.

Orientadora - Celi Correa Neres, UEMS

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (1988), graduação em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1993), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010) e Pós- doutorado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Pantanal (2014), é conselheira do Conselho Estadual de Educação MS, avaliadora Ad hoc do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Conselheira do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e docente do Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Atuou por 8 anos como coordenadora de curso de graduação e pós- graduação lato sensu, foi diretora de campus universitário por 2 anos e coordenadora do mestrado profissional da UEMS durante 5 anos. Atualmente é vice- reitora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Participa da Rede Estadual de Pesquisa em Educação Especial de Mato Grosso do Sul e da Rede Internacional de Pesquisa em currículo, Inclusão e educação escolar de países e regiões de língua portuguesa.Tem experiência na área da educação e psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, currículo, educação e diversidade. É líder do Grupo de Pesquisa " Educação Especial".

Downloads

Publicado

2021-06-02

Como Citar

Franco, L. de L., & Neres, O. .-. C. C. (2021). O PROFESSOR REGENTE E O AUXILIAR PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO (APE): SUAS (RE) AÇÕES NA ESCOLARIZAÇÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 5(9). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/6291

Edição

Seção

Resumos de Dissertações do Mestrado Prof. em Ed. - PROFEDUC/UEMS (2015-2017)