O RITMO E O TOM DA ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DO PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM AQUIDAUANA/MS

Autores

Palavras-chave:

Coordenação Pedagógica, PNAIC, Alfabetização, Entrevista narrativa, Método (auto)biográfico.

Resumo

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS
Unidade Universitária de Campo Grande
ISBN: 2526-4052 | Volume 5 | Nº 9 | Ano: 2021
O RITMO E O TOM DA ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DO PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM AQUIDAUANA/MS
Mareide Lopes de Arruda e Eliane Greice Davanço Nogueira
CATÁLOGO DE PRODUÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS - GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO – PROFEDUC
O presente estudo desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul tem como objeto de pesquisa a atuação do coordenador pedagógico no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC na rede municipal de ensino de Aquidauana/MS. O objetivo foi analisar a atuação do coordenador pedagógico e o Desenvolvimento Profissional Docente de professoras alfabetizadoras, atuantes na Rede Municipal de Ensino de Aquidauana/MS, participantes do Pacto Nacional pela Idade Certa, em três escolas do Ensino Fundamental.

Biografia do Autor

Mareide Lopes de Arruda, SEMED/Aquidauana

Mestrado Profissional em Educação - UEMS (2016). Graduação em Letras - Português e Literatura pela UFMS (1991).Coordenadora do núcleo de educação especial da Prefeitura Municipal de Aquidauana (2015/2019). Professora de Língua portuguesa da Prefeitura Municipal de Aquidauana (2003/2019). Coordenadora Pedagógica da Equipe Multidisciplinar da SEMED Aquidauana (Educação Especial e Inclusiva).Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, alfabetização, letramentos, escuta sensível, saberes, formação de professores, arte, criança e ludicidade, brincadeiras e gestão escolar.

Downloads

Publicado

02/06/2021

Como Citar

de Arruda, M. L. (2021). O RITMO E O TOM DA ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DO PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM AQUIDAUANA/MS. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 5(9). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/6293

Edição

Seção

Resumos de Dissertações do Mestrado Prof. em Ed. - PROFEDUC/UEMS (2015-2017)