TEXTOS ESCOLARES PARA A FORMAÇÃO DE ALUNOS NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE MANUAIS E APOSTILAS DE LITERATURA UTILIZADOS NO ENSINO PÚBLICO E PRIVADO DE CAMPO GRANDE/MS.

Visualizações: 269

Autores

Palavras-chave:

Organização do Trabalho Didático, Manual Didático, Apostila, Ensino Médio, Ensino de Literatura.

Resumo

Apesar de a sociedade do século XXI já possuir as condições materiais que permitem o amplo acesso às fontes de conhecimento, ainda assim o que predomina como base da organização do trabalho didático é o manual didático. Como os manuais têm origem nas ideias de Comenius, que os propôs como fonte exclusiva do conhecimento transmitido pela escola no século XVII, torna-se importante investigar de que maneira se configuram os principais textos escolares utilizados atualmente no Ensino Médio, que são os manuais didáticos e as apostilas.

Biografia do Autor

Maria Helena Batista de Almeida, SED

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2011). Atualmente é Gestora de Atividades Educacionais na Escola Estadual Joaquim Murtinho, professora de Ciências na Escola Municipal Professor Nelson de Souza Pinheiro e Mestra em Educação Profissional pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

2021-06-02

Como Citar

de Almeida, M. H. B. (2021). TEXTOS ESCOLARES PARA A FORMAÇÃO DE ALUNOS NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE MANUAIS E APOSTILAS DE LITERATURA UTILIZADOS NO ENSINO PÚBLICO E PRIVADO DE CAMPO GRANDE/MS. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 5(9). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/6295

Edição

Seção

Resumos de Dissertações do Mestrado Prof. em Ed. - PROFEDUC/UEMS (2015-2017)