VALIDADE DOS CONCEITOS FILOSÓFICOS EM MANUAIS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: O CONCEITO DE HOMEM

Autores

Palavras-chave:

Manual Didático. Filosofia, Homem, Ensino Médio, Ensino de Filosofia.

Resumo

Investigando o conceito de Homem nos manuais didáticos contemporâneos de filosofia, esta pesquisa objetivou trazê-lo à tona pelo fato de ser este o conceito de mais relevância desta especialidade de ensino. Os manuais investigados foram as obras de Gilberto Cotrim e Mirna Fernandes – Fundamentos de filosofia, de Marilena Chauí – Iniciação à filosofia e de Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins – Filosofando: introdução à filosofia. O principal escopo dos estudos filosóficos é pensar e dar respostas a questões humanas. Justificou-se a opção pelos três manuais de filosofia aqui analisados pelo fato de serem eles apresentados e distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2012, presentes atualmente nas escolas de Ensino Médio.

Biografia do Autor

Vivaldo Bispo dos Santos, UEMS

Possui Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2016) e graduação em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (1994). Atualmente é professor de História da Prefeitura Municipal de campo Grande MS. Tem experiência na área de História, com ênfase em História e Filosofia.

Orientadora - Ana Aparecida Arguelho de Souza, UEMS

Graduação em Letras - Licenciatura Plena ? pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1981). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1994). Doutora em Letras ? Literatura pela UNESP ? campus Assis (2003). Vinculada à UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), em regime de 40hTI, como professora adjunta e pesquisadora. Compõe o Grupo de Pesquisa Literatura, História e Sociedade ? UEMS e o GEPSE - UEMS. Atua no curso de Letras e nos Programas de Mestrado em Letras e em Educação - UEMS. No momento desenvolve dois projetos de pesquisa: 1. Literatura e sociedade: relações mediadas; 2. A organização do trabalho didático na perspectiva de educadores da escola nova (1930-1970): Monteiro Lobato. Pertence ao Conselho Consultivo das revistas: Revista HISTEDBR nacional; Revista Estação Literária; Revista Educação e Linguagem; REVELL, Ágora e da Editora Navegantes. Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, com os temas: literaturas clássicas; literatura e sociedade e literatura infantil; história da educação, instrumentos do trabalho didático e ensino de literatura, respectivamente.

Downloads

Publicado

02/06/2021

Como Citar

dos Santos, V. B., & de Souza, O. .-. A. A. A. (2021). VALIDADE DOS CONCEITOS FILOSÓFICOS EM MANUAIS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: O CONCEITO DE HOMEM. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 5(9). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/6296

Edição

Seção

Resumos de Dissertações do Mestrado Prof. em Ed. - PROFEDUC/UEMS (2015-2017)