Técnicos de suporte em tecnologias e o fazer docente no contexto da pandemia Covid-19 na rede estadual de ensino na coordenadoria regional de educação de Aquidauana-MS

Autores

  • Francis Aréco Tôrres Secretaria de Estado de Mato Grosso do Sul/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Vicentina Socorro da Anunciação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

METODOLOGIAS, ENSINO, PANDEMIA, TECNOLOGIA

Resumo

Este estudo apresenta um panorama sobre o apoio dos técnicos de suporte em tecnologias (TST) na metodologia e logística nos fazeres docentes as práticas educacionais com base em relatos de dezessete TSTs no processo de ensino e aprendizagem implementada pelas unidades de ensino da REE (Rede Estadual de Ensino) no período da pandemia do COVID-19. As escolas analisadas são atendidas pela Coordenadoria Regional de Educação de Aquidauana que é um órgão cuja função é coordenar a execução, a supervisão, o acompanhamento e o monitoramento das políticas educacionais da SED (Secretaria de Estado de Educação) nas ações que envolvem processo ensino-aprendizagem nos municípios de Anastácio, Aquidauana, Bodoquena, Dois Irmãos do Buriti e Miranda nas diversas modalidades desenvolvidas nas escolas, disseminando e fomentando práticas pedagógicas com a utilização das tecnologias educacionais. O objetivo da pesquisa tem um enfoque qualitativo e quantitativo, onde se buscou relatos dos TSTs sobre o processo de ensino dos docentes e as tecnologias através de formulários online e pesquisa bibliográfica, os dados para análise do arcabouço metodológico docente implementado, e também foram analisadas as condições estruturais da internet das unidades, equipamentos tecnológicos usados e compreender a logística materializada nas unidades escolares para promover o acesso analógico ao ensino bem como as atividades aos estudantes desprovidos do acesso as plataformas online das aulas remotas.

Biografia do Autor

Francis Aréco Tôrres, Secretaria de Estado de Mato Grosso do Sul/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Geografia Licenciatura Plena/Especialista em Mídias na Educação pela UFMS no Campus de Campo Grande. Professor Efetivo na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul.

Vicentina Socorro da Anunciação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Pós-Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Especialista em Educação do Campo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Referências

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus Professor, Adeus Professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. Cortez Editora, 2007.

BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

Diário Oficial do Estado do Mato Grosso do Sul no dia 18 de feveiro de 2019.

Resolução/SED nº 3.143 de 12 de Dezembro de 2016.

RESOLUÇÃO/SED N. 3.745, DE 19 DE MARÇO DE 2020.

Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/27515-pnad-continua-tic-2018-internet-chega-a-79-1-dos-domicilios-do-pais. Acesso em 20 de Julho de 2020.

Disponível em: https://www.sed.ms.gov.br/acesso-google-sala-de-aula/. Acesso em 15 de maio de 2020.

Diponível em: https://www.sed.ms.gov.br/microsoft365/ . Acesso em 19 de junho de 2020.

Disponível em: https://www.sed.ms.gov.br/aulas-na-tv-aberta/. Acesso em 22 de Julho de 2020.

RIOS, Juliana; CÉSAR, FRANCISCO I. GIOCONDO. EDUCAÇÃO 4.0 – Educação em tempos da 4º Revolução Industrial, necessidade de um novo olhar para a educação: um estudo de caso... In: Anais do Simpósio de Engenharia, Gestão e Inovação. Anais...Águas de Lindóia(SP) Hotel Majestique, 2019.

Disponível em: . Acesso em: 22/07/2020.

SCHWAB, K. A quarta revolução industrial. 1a Edição ed. São Paulo: Edipro, 2016.

Downloads

Publicado

30/03/2022

Como Citar

Tôrres, F. A., & da Anunciação, V. S. (2022). Técnicos de suporte em tecnologias e o fazer docente no contexto da pandemia Covid-19 na rede estadual de ensino na coordenadoria regional de educação de Aquidauana-MS. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 6(11), 132–146. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/6670