DESAFIOS DA ACTUAÇÃO DOCENTE E SUAS EXPERIÊNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19:

relatos de professores nas escolas moçambicanas

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Autores

  • Rodrigues Emídio Macuácua Universidade Save Massinga (UniSave)

Palavras-chave:

Prática docente. Actuação dos professores. Tecnologia educacional. Pandemia da covid-19

Resumo

O presente artigo, versa sobre desafios da actuação docente e suas experiências em tempos de pandemia da covid-19: Relatos de professores nas escolas moçambicanas com principal enfoque em compreender as condições de trabalho docente disponíveis com vista a levar a cabo o processo de ensino e aprendizagem nas Escolas Secundária Comunitária Laura Vicuña (ESGCLV) e Secundária Geral 04 de Outubro de Inharrime (ESG), ambas do distrito de Inharrime na província de Inhambane na parte Sul do país com uma amostra probabilística constituída por 20 elementos, dentre eles 16 professores delegados das disciplinas e 4 membros das direcções das duas escolas, escolhida por conveniência numa perspectiva quali-quantitativa, apoiando-se da entrevista semi-estruturada e questionário como principais técnicas de recolha de dados com vista a comparar as condições da acção educativa no modelo híbrido nestas duas escolas em particular.A principal base teórica empregada advém dos estudos da área da actuação docente em tempos de pandemia da covid-19. Os principais resultados da pesquisa mostram que os professores assumem que precisam se reinventar como uma demanda incontornável diante da conjuntura da pandemia da covid-19. Entretanto, este reinventar deve estar acompanhado pelos processos de formação contínua dos professores tendo sempre em conta os desafios da época.

Biografia do Autor

Rodrigues Emídio Macuácua, Universidade Save Massinga (UniSave)

Actualmente – Doutorando em Didática de Ciências e Tecnologia - com especialização em Didática de Ciências Físicas, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD (Vila Real/Portugal).

2016 – Conclusão do Mestrado em Informática Educacional na Escola Superior Técnica da UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA. Linha de Pesquisa: Tecnologias e Metodologias de Ensino e Aprendizagem de Ciências Naturais e Matemática e Preparação para o Trabalho.

2009 – Conclusão da Licenciatura em Física Educacional na UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA Delegação de Maputo.

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Publicado

2022-10-22

Como Citar

Macuácua, R. E. (2022). DESAFIOS DA ACTUAÇÃO DOCENTE E SUAS EXPERIÊNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: : relatos de professores nas escolas moçambicanas. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 6(12), e612226. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/6695