UM OLHAR PARA O DESIGN DA INFORMAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO REMOTO E HÍBRIDO

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i14.6711

Palavras-chave:

Artefatos Didáticos, Prática Pedagógica, Educação e Tecnologias, Pandemia e Desafios, Ensino Remoto e Ensino Híbrido.

Resumo

Neste artigo é mobilizado um fragmento da experiência didática com o
ensino remoto e o ensino híbrido em uma turma dos anos iniciais do
ensino fundamental com a finalidade de constituir um olhar reflexivo sobre
o design da informação na construção de artefatos didáticos. A partir de
um gesto cultural, discursivo e pós-estruturalista de pesquisa, o objetivo
foi reunir aspectos do meio virtual e digital que compõem um campo de
possibilidades e desafios frente aos processos de ensino híbrido/remoto
quando no momento da pandemia. No que diz respeito aos referenciais
teóricos e metodológicos, o trabalho compreende a imersão em um
campo de diálogo entre educação e design, observando-se, dentre os
resultados, que a criação dos artefatos pedagógicos no âmbito do diálogo
com as tecnologias promove o ensino aprendizagem por meio da (re)
criação de diferentes posições dos sujeitos escolares. A investigação que
culminou na elaboração deste trabalho decorreu de observações que
foram realizadas no contexto do planejamento e da execução das
atividades pedagógicas da prática docente. Isto culminou no
desenvolvimento e na elaboração do conceito de artefatos didáticos
enquanto aqueles pertinentes para a promulgação da formação
continuada do trabalho docente no ensino remoto e híbrido.

Biografia do Autor

Priscylla Karollyne Gomes Dias, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGE/CE/UFPE). Foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no Mestrado Acadêmico em Educação na Universidade Federal de Pernambuco (PPGE/CE/UFPE). Cursou Especialização em Artes e Tecnologia pela Unidade Acadêmica de Educação a Distância da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAB/UFRPE). Foi aluna laureada na graduação acadêmica em Pedagogia (CE/UFPE). Atuou como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto de Pedagogia-Matemática. Foi bolsista pela Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos (PROACAD/UFPE) na monitora acadêmica de disciplinas do curso de Pedagogia (CE/UFPE). E bolsista extensionista pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT/UFPE) na Cátedra Paulo Freire da UFPE. Possui interesse nas áreas de ciências humanas e ciências sociais. Realiza trabalhos relacionados aos campos de estudos e de pesquisa em práticas educativas, subjetividades e processos de identificações; didática, currículo, formação docente e práticas de ensino. (Texto informado pelo autor)

 

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Dias, P. K. G. (2023). UM OLHAR PARA O DESIGN DA INFORMAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO REMOTO E HÍBRIDO. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 8(14), 30–49. https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i14.6711