GT 21 DA ANPED - EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS – 20 ANOS DE RESISTÊNCIA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Visualizações: 207

Autores

Palavras-chave:

Educação, etnia

Resumo

Neste ano aconteceu a 40ª Reunião Nacional da ANPEd a Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação que teve como tema "Educação como prática de Liberdade: cartas da Amazônia para o mundo!”.Nesse contexto de resistência e comemoração, também celebramos os 20 anos do GT 21– Educação e relações étnico-raciais/ANPED e esta edição da Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem (RBECL) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, juntam-se a esta festa fortalecendo a discussão sobre o tema do GT21 mais que nunca necessário em tempos de autoritarismo e negação das mazelas que o racismo do passado e do presente produz na vida da maioria da população brasileira.

Biografia do Autor

Eugenia Portela de Siqueira Marques, UFMS

Doutora em Educação/ UFSCar (2010). Atualmente é Docente na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Integra o corpo docente da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Coordenadora do GT 21 da (ANPED) ? Educação e Relações étnico-raciais (2018-2020). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Relações étnico-raciais e Formação de professores - GEPRAFE. Desenvolve e orienta pesquisas nas seguintes temáticas: Educação para as relações étnico-raciais e currículo; Formação de professores e diversidade étnico-racial; Políticas afirmativas e identidade negra; Comissões de heteroidentificação.

Lucimar Rosa Dias, UFPR

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997) e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP (2007). professora associada da Universidade Federal do Paraná. Coordena o grupo de estudos ErêYá ligado ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, mulheres negras e formação de professores na interlocução com a Educação das Relações Étnico-Raciais.
Graduated in Full Degree in Pedagogy from the Federal University of Mato Grosso do Sul (1989), Master in Education from the Federal University of Mato Grosso do Sul (1997) and PhD in Education from the Faculty of Education of USP (2007). Associate Professor at the Federal University of Paraná. Coordinates the study group ErêYá linked to the Center for Afro-Brazilian Studies. Has experience in Education, acting on the following subjects: early childhood education, black women and teacher training in the dialogue with the Education of Ethnic-Racial Relations.

Referências

SILVA, Claudilene Maria da, DIAS, Lucimar Rosa, VALENTIM, Silvani dos Santos. A Pensadora Negra em Educação Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva: Memórias e Reflexões. In: Interritórios | Revista de Educação. V.6 N.12 [2020]. 299-315. DOI: https://doi.org/10.33052/inter.v6i12.249002 Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/article/view/249002 . Acesso em: 12 Nov. 2021.

Downloads

Publicado

2021-11-18

Como Citar

Marques, E. P. de S., & Dias, L. R. (2021). GT 21 DA ANPED - EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS – 20 ANOS DE RESISTÊNCIA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 5(10). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/6776

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)