A EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL E A INTERSECCIONALIDADE DAS OPRESSÕES DE GÊNERO, DE RAÇA E DE CLASSE VIVENCIADAS PELA POPULAÇÃO NEGRA NO BRASIL

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v5i10.6790

Palavras-chave:

Educação, Racismo, Práxis

Resumo

Neste estudo, problematizamos as relações étnico-raciais e a interseccionalidade das opressões no contexto de uma educação marcada por um percurso pouco acessível, no âmbito das relações sociais de poder, para as pessoas negras oriundas das classes populares. O objetivo é aprofundar a reflexão epistemológica sobre o racismo, tendo como centralidade a interseccionalidade, paradigma referencial interpretativo usado por teóricas negras para explicar a inter-relação dos fenômenos sociais das opressões de raça, de gênero e de classe, entre outras, nos sistemas de dominação, evidenciando a relação entre racismo, sexismo e educação. Utilizamos, como metodologia, a revisão bibliográfica relacionada ao estudo, tendo como base a leitura de autoras e autores que abordam a relação entre o racismo e a educação na perspectiva das opressões de raça, de gênero e de classe vivenciadas pela população negra. Como resultado, constatamos que o pensar e o atuar na práxis educativa a partir dos conhecimentos subjugados do pensamento feminista negro é tarefa fundamental para o exercício de uma pedagogia libertadora, que surge não só da consciência crítica, mas também da resistência à exploração de classe e à interseccionalidade das opressões, no âmbito das relações sociais de poder e de saber, com vistas à transformação do projeto excludente em processo emancipatório includente e autônomo da sociedade.

Biografia do Autor

Eunice Léa de Moraes , UFPA

Doutora em Educação(PPGED/ICED/UFPA), Mestrado em Ciência da Computação - Informática na Educação (UFSC/CESUPA).. Especialista em Educação e Problemas Regionais( ICED/UFPA). Especialista em Avaliação (Cátedra UNESCO/ UNB).Professora Adjunta da Faculdade de Educação (FAED) do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Pará(UFPA).Associada à ANPED (Associação Nacional de Pós-graduação em Educação). Membro do GT 21:Educação e Relações Étnico-raciais da ANPED. Associada à ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores Negros); Associada a ADUFPA/ ANDES;( Associação de Docentes da UFPA). Filiada ao SINTEPP (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Pará). Líder do GEPEDEFEN (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Epistemologia do Feminismo Negro ). Projetos de pesquisa: As contribuições das educadoras negras para o ensino, para a pesquisa e para a extensão da Universidade Federal do Pará: ao encontro da memória e da experiência histórica dos percursos trilhados. ( PORTARIA Nº 084/2020- ICED/UFPA). Coordenadora do Eixo II do Curso de Pedagogia (Mundo do Trabalho, trabalho docente e processos educativos na contemporaneidade. Portaria04/2021/FAED/ICED/UFPA) . Projeto de Tese ( Educação Libertadora e Feminismo Negro: uma teia conceitual de resistência a interseccionalidade das opressões de gênero, de raça e de classe. (PPGED/ICED/UFPA.2020). Representante discente do PPGED no Colegiado e na Congregação do ICED/UFPA (2017). Assessora da Secretaria de Politicas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (2013-2015). Membro do Conselho Nacional de Política de Igualdade Racial (CNPIR 2003-2010). Assessora da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (2007-2012). Coordenadora Geral do Programa de Qualificação Profissional (PNQ) do Ministério do Trabalho e Emprego (2003-2007). Consultora do Programa Vento Norte da Amazônia das Escolas Sindicais Amazônia e Chico Mendes da Central Única dos Trabalhadores (CUT/2000-2001).Assessora Pedagógica do Programa Vento Norte da Escola Sindical Amazônia (CUT/1999). Experiência na área de Educação e Trabalho, com ênfase na formação de educadores (as), formação de formadores(as),currículo, capacitação profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia de ensino e aprendizagem, relações de gênero e étnico-raciais, gênero e raça no mercado de trabalho, sexismo e racismo, pedagogia Freireana. Artigos publicados sobre educação, relações de gênero e raça no mundo do trabalho, interseccionalidade de gênero, raça e classe, educação libertadora Freireana, feminismo negro. ORCID:0000-0002-3836-5764. Publicação de livro: Educação Libertadora e Feminismo Negro: uma teia conceitual de resistência a interseccionalidade das opressões de gênero, de raça e de classe. Curitiba: CRV, 2021

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Publicado

2021-12-14

Como Citar

de Moraes , E. L. . (2021). A EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL E A INTERSECCIONALIDADE DAS OPRESSÕES DE GÊNERO, DE RAÇA E DE CLASSE VIVENCIADAS PELA POPULAÇÃO NEGRA NO BRASIL. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 5(10). https://doi.org/10.61389/rbecl.v5i10.6790