CURRÍCULO E DIFERENÇAS ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA:

para além da Semana da Consciência Negra

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Autores

  • Odair Souza EEB Profª Maria do Carmo de Souza
  • Marcelo
  • Karina Farias de Moraes
  • João Paulo dos Santos

Palavras-chave:

educação para as relações étnico-raciais, Semana da Consciência negra, Projeto político Pedagógico, Currículo, Lei 10.639/2003

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre educação para as relações étnico-raciais a partir da perspectiva das diversidades e das diferenças no currículo da educação básica em um momento do calendário cívico da Escola de Educação Básica Profª Maria do Carmo de Souza em Palhoça/SC. Este  movimento aconteceu na Semana da Consciência Negra em 2021 e envolveu a participação de vários docentes, de diferentes componentes curriculares que de maneira experimental fizeram uma tentativa de implementação da lei 10.639/2003 bem como da educação para as relações étnico-raciais nesta escola. Ao mesmo tempo, discute a importância fundamental do currículo multiétnico e plural, com ênfase no projeto político pedagógico da escola.

Biografia do Autor

Odair Souza, EEB Profª Maria do Carmo de Souza

Odair de souza. Bacharel e licenciado em História ( Universidade do Sul de Santa Catarina). Especilista e m Gênero e Diversidade na Escola ( GDE) - UFSC) e Mídias na Educação ( FURG/RS) e Mestre em Ensino de História ( UFSC). Professor na Educação Básica na rede Pública Estadual de Santa catarina.

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Publicado

2022-10-22

Como Citar

Souza, O., Lopes, M. ., Moraes, K. F. de ., & dos Santos, J. P. . (2022). CURRÍCULO E DIFERENÇAS ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA:: para além da Semana da Consciência Negra. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 6(12), e612222. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/6876