Homenagem a professora Leocádia Aglaé Petry Leme

Autores

Palavras-chave:

Homenagem

Resumo

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS Unidade Universitária de Campo Grande ISBN: 2526-4052 | Volume 6 | Nº 11 | Ano: 2022 - HOMENAGEM A PROFESSORA LEOCÁDIA AGLAÉ PETRY LEME

Biografia do Autor

Marisa Bittar

Marisa Bittar é graduada em História (Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso), Mestra em Educação (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e doutora em História Social (USP). Durante o regime militar, participou da refundação da UNE (1979, Salvador); foi co-fundadora e membro da diretoria do Movimento Mato-Grossense pela Anistia e Direitos Humanos (1978-1980). Desde 1993, é professora concursada em História da Educação (UFSCar). Por meio de novo concurso público tornou-se Professora Titular de História, Filosofia e Políticas da Educação (UFSCar, 2006). Realizou Pós-Doutorado em História da Educação no Instituto de Educação da Universidade de Londres (IOE/UCL) onde também foi Professora Visitante (2014). Foi coordenadora do PPGE/UFSCar (2007-2010) e recebeu o Prêmio CAPES 2008 pela melhor tese orientada na área da Educação. Desde 2007, é professora de História da Educação na EaD/UFSCar. Além da pesquisa e do ensino em História da Educação, desenvolveu longa docência em História para o ensino médio e superior (UFMS). Adquiriu experiência no sistema público de educação tendo sido assessora da Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul (1983-1989). Tem produção específica sobre educação jesuítica, educação no regime militar e história política de Mato Grosso do Sul. Vem desenvolvendo pesquisas sobre a internacionalização da história da educação, além da obra do historiador Brian Simon sobre a educação britânica. No Arquivo do Instituto de Educação/University College London (UCL), vem levantando fontes para o seu atual projeto financiado pelo CNPq "A História da Educação como unidade de ensino e pesquisa: modos e caminhos da internacionalização". Com Thérèse Hamel (Canadá) e Lajos Somogyvári (Hungria) coordena o Grupo de Trabalho "Observatory for the History of Education" (International Standing Conference for the History of Education- ISCHE). Desde 2008, é pesquisadora bolsista do CNPq em História da Educação. Desde 2014, participa do International Centre for Historical Research in Education (ICHRE/University College London) onde foi Academic Visitor em 2019.

Referências

RBECL UEMS

Downloads

Publicado

30/03/2022

Como Citar

Bittar, M., & Moises, R. R. (2022). Homenagem a professora Leocádia Aglaé Petry Leme. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 6(11), XII-XIII. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/6945

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>