ENSINO DE HISTÓRIA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA E TRANSTORNOS:
derrubando barreiras de acesso ao conhecimento
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Ensino de História; Educação inclusiva; relato de prática.Resumo
No texto são apresentados relatos de práticas pedagógicas desenvolvidas nas aulas de História com estudantes com deficiência e transtornos, matriculados no Ensino Fundamental II, em sala de aula regular. Com o objetivo de discutir a relevância das aulas de História para a formação da cidadania, são analisados os desafios que a presença desses estudantes possibilita para que a cultura escolar seja repensada, de modo que a diversidade humana seja reconhecida e considerada, tanto nas práticas sociais quanto no percurso acadêmico. Para atingir tal propósito, realizamos uma revisão teórica sobre a Educação Especial no Brasil (MENDES, 2006; LANITI e MANTOAN, 2021), mapeamos a presença de estudantes com deficiência na Rede Municipal de Ensino de São Paulo e analisamos os relatos a partir de categorias - conhecimentos prévios e ensino de História (BITTENCOURT, 2009; GUIMARÃES, 2012), inserção na cultura escolar e seus artefatos simbólicos (JULIA, 2001; FERNANDES, 2008; VIÑAO, 2008). Para a condução desta reflexão, a abordagem metodológica escolhida se aproxima da pesquisa-ação (THIOLLENT, 1997) pois, através dos relatos e reflexões sobre a prática em sala de aula, são delimitadas as categorias de análise. Através de situações didáticas propostas para os estudantes L. (cadeirante), V.B. e G. (autistas) e P. e T. (deficientes intelectuais), o texto discute as estratégias de adaptação curricular, a mobilidade desses estudantes na cultura escolar e os objetivos acadêmicos do ensino de História.
Referências
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