CURRÍCULO, DIFERENÇAS E A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS:
uma análise para além da transversalidade
Visualizações: 264Palavras-chave:
Currículo. Diferenças. Representação. Interculturalidade.Resumo
Os estudos das relações étnico-raciais são essenciais para uma pedagogia e um currículo da diferença e devem acontecer em todo o currículo escolar e não meramente como um tema transversal. Entendemos que essa temática inclui questões de representação, conhecimento e poder. Destaca-se a importância do espaço escolar e do currículo na desconstrução dos estereótipos. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo analisar a relação entre currículo, representação e a produção de identidades/diferenças étnico-raciais. Para isso, nos aproximamos dos estudos étnico-raciais e do campo teórico dos Estudos Culturais para discutir/refletir acerca da importância de questionar as narrativas hegemônicas de identidade que constituem o currículo, já que este é um importante mecanismo de produção de identidades/diferenças. Não se pode deixar de pensar na relevância e na ação de desconstruir a ideia de uma identidade essencial, única, ideal. Desse modo, pensar as diferentes culturas e identidades é fundamental para uma atuação docente mais crítica e de valorização do Outro.
Referências
ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen Produção Editorial LTDA, 2019.
BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2013.
BRAH, Avtar. Diferença, diversidade, diferenciação. Cadernos Pagu, Campinas, n. 26, p. 329-376, jan./jul. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cpa/n26/30396.pdf. Acesso em: 08 de ago. 2021.
BRASIL. Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003.Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, [2003]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 01 de mar. 2020.
BRASIL. Lei n. 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília, DF: Presidência da República, [2003]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 01 de mar. 2020.
CANDAU, Vera Maria. Educação Intercultural: entre afirmações e desafios. In: MOREIRA, Antônio Flávio; CANDAU, Vera Maria (orgs.). Currículos, disciplinas escolares e culturas. Petrópolis: Vozes, 2018.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer 3/2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno [2004]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/003.pdf. Acesso em: 10 de mar. 2021.
COSTA, Marisa Vorraber; SILVEIRA, Rosa Hessel; SOMMER, Luis Henrique. Estudos culturais, educação e pedagogia. Revista brasileira de educação, p. 36-61, 2003.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios2019. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18319-cor-ou-raca.html#:~:text=De%20acordo%20com%20dados%20da,1%25%20como%20amarelos%20ou%20ind%C3%ADgenas. Acesso em: 06 de ago. 2020.
FERNANDES, Florestan. Significado do protesto negro. São Paulo: Expressão popular, 2017.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970/Michel Foucault. Tradução: Laura Fraga de Almeida Sampaio. 3a ed. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade. Tradução: Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 13ª ed. Rio de Janeiro: Graal, 2000.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Tradução: Luiz Felipe Baeta Neves. 7ªed. São Paulo: Forense Universitária, 2008.
GALLO, Sílvio. Conhecimento, transversalidade e currículo. Reunião anual da ANPED, v. 24, p. 97, 1995.
HALL, Stuart. A centralidade da cultura; notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação e Realidade, Porto Alegre, UFRGS, v. 22, n. 2, p. 14-46, 1997.
HALL, Stuart. Cultura e representação. Tradução: Daniel Miranda e William Oliveira. Rio de Janeiro: Ed. PUC-RJ, 2016.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2020.
MARQUES, Eugenia Portela Siqueira. Os desafios epistemológicos e práticos para o enfrentamento do racismo no contexto escolar. Revista Práxis Educacional, Campo Grande, v. 16,n.39,p. 72-90, abr./jun. 2020.Disponível em: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.6360. Acesso em: 08 de ago. 2020.
MUNANGA, Kabengele. Superando o racismo na escola. UNESCO, 2005.
MUNANGA, Kabengele. Relações Étnico-Raciais. Cadernos PENESB, 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7FxJOLf6HCA. Acesso em: 07 de set. 2021
OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e
educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em revista, v. 26, n. 1, p. 15-
,2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-
&script=sci_arttext Acesso em: 10 de ago. 2020.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. As culturas negadas e silenciadas no currículo. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, p. 155-172, 2012.
SANTOS, Boaventura Sousa. Para uma pedagogia do conflito. Novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Porto Alegre: Sulina, p. 15-33, 1995.
SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.
SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Alienígenas na sala de aula. 9a ed. Petrópolis: Vozes, 2011. Coleção Estudos Culturais em Educação.SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
SKLIAR, Carlos. Seis perguntas sobre a questão da inclusão ou de como acabar de uma vez por todas com as velhas – e novas – fronteiras em educação. Pro-posições, v. 12, n. 2-3,jul./nov. 2001.
STOER, Stephen; CORTESÃO, Luiza. Levantando a pedra: da pedagogia inter/multicultural às políticas educativas numa época de transnacionalização. Coimbra: Afrontamento, 1999.
WALSH, Catherine. La interculturalidad y laeducación básica ecuatoriana: propuestas para la reforma educativa. Revista Ecuatoriana de Historia. n. 12. Quito: Corporación Editora Nacional, 1998.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).