EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA TODOS!
e as diferenças?
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Educação, Discursos, Filosofia da diferença, SujeitosResumo
Neste texto, os autores apresentam e discutem conceitos produzidos sobre a educação escolar, as diferenças e os sujeitos, problematizando a influência desses discursos nas propostas de currículos, finalidades e práticas para a educação. As análises são fundamentadas em pesquisa teórico-bibliográfica realizada com a orientação de estudos pós-críticos, que permitem modos alternativos de olhar para a educação, compreendendo-a como fenômeno histórico e social produtor de práticas discursivas que circunscrevem os sujeitos, os saberes em uma ordem estabelecida, que define e marca as diferenças na relação com uma identidade requerida. Discutem a constituição do ideal de educação escolar para todas as pessoas, problematizando os discursos históricos e filosóficos sobre as finalidades da formação humana para a autonomia e cidadania. Também problematizam o conceito de diferença e de discursos que forjam essa diferença, com base no pensamento de Gilles Deleuze em diálogo com Michel Foucault. A educação escolar é posta em análise para confrontar os discursos que fundamentam seus currículos e práticas, produzindo identidades e diferenças.
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