ANÁLISE DO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL E AS INFLUÊNCIAS DO USO DE JOGOS DE CARTAS NO ENSINO APRENDIZAGEM
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https://doi.org/10.61389/rbecl.v7i13.7398Palavras-chave:
Aprendizagens dos alunosResumo
O presente artigo tem como objetivo verificar aprendizagens em Geometria Espacial dos alunos de duas turmas do 3 º ano B do Ensino Médio, em duas escolas estaduais, situadas no município de Pedro II-PI. Bem como, identificar quais foram as dificuldades apresentadas, como esse assunto foi ministrado e propor uma intervenção através da utilização de jogos de cartas. Para coletar dados foram aplicados questionários aos alunos das classes e aos professores regentes, a saber: um diagnóstico aos alunos que estudaram Geometria Espacial no ano anterior, um pré-teste, aplicado após as aulas tradicionais ministradas pelo o professor regente com carga horária de 12 h/a e um pós-teste, depois da aplicação dos cinco jogos de cartas com carga horária de 10h/a, com o intuito de verificar as contribuições dos jogos no ensino da Geometria Espacial. Ao final da tabulação dos dados do diagnóstico e pré-teste detectamos que os discentes de ambas instituições sentiam dificuldade em planificações, caracterizações, nomeação e visualização espacial. Após a aplicação dos cinco jogos notamos que evoluíram qualitativamente e quantitativamente, já que as dificuldades apresentadas anteriormente não persistiram; porém os resultados quantitativos de discentes de uma das instituições foi inferior em relação a outra, alguns aspectos poderiam ter influenciado nesse resultado, tais como, número de alunos por sala e interesse dos mesmo pelos recursos metodológicos propostos. Vale ressaltar e felicitar que ambas escolas diminuíram.
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