ANÁLISE DO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL E AS INFLUÊNCIAS DO USO DE JOGOS DE CARTAS NO ENSINO APRENDIZAGEM

Visualizações: 137

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v7i13.7398

Palavras-chave:

Aprendizagens dos alunos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo verificar aprendizagens em Geometria Espacial dos alunos de duas turmas do 3 º ano B do Ensino Médio, em duas escolas estaduais, situadas no município de Pedro II-PI. Bem como, identificar quais foram as dificuldades apresentadas, como esse assunto foi ministrado e propor uma intervenção através da utilização de jogos de cartas. Para coletar dados foram aplicados questionários aos alunos das classes e aos professores regentes, a saber: um diagnóstico aos alunos que estudaram Geometria Espacial no ano anterior, um pré-teste, aplicado após as aulas tradicionais ministradas pelo o professor regente com carga horária de 12 h/a e um pós-teste, depois da aplicação dos cinco jogos de cartas com carga horária de 10h/a, com o intuito de verificar as contribuições dos jogos no ensino da Geometria Espacial. Ao final da tabulação dos dados do diagnóstico e pré-teste detectamos que os discentes de ambas instituições sentiam dificuldade em planificações, caracterizações, nomeação e visualização espacial. Após a aplicação dos cinco jogos notamos que evoluíram qualitativamente e quantitativamente, já que as dificuldades apresentadas anteriormente não persistiram; porém os resultados quantitativos de discentes de uma das instituições foi inferior em relação a outra, alguns aspectos poderiam ter influenciado nesse resultado, tais como, número de alunos por sala e interesse dos mesmo pelos recursos metodológicos propostos. Vale ressaltar e felicitar que ambas escolas diminuíram.

Referências

Ministério da Educação (MEC). Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução, 3º e 4º ciclos (5ª a 8ª series). Brasília, 1998.

Haydt, R. C. C. Curso de didática geral. Editora Ática, 2011.

Lara, I. C. M. Jogando com a Matemática do 6º ao 9º ano. Editora Rêspel, 2011.

Moreira, M. A., & Masine, E. F. S. Aprendizagem Significativa: Teoria de David Ausubel. Editora Centauro, 2001.

Smolle, K. S., Diniz, M.I., Pessoa, N., Ishihara, C. Jogos de Matemática: de 1º a 3º ano. Editora Grupo A, 2008.

Downloads

Publicado

2023-11-27

Como Citar

dos Santos Teixeira, C., & Alves Nery, M. W. (2023). ANÁLISE DO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL E AS INFLUÊNCIAS DO USO DE JOGOS DE CARTAS NO ENSINO APRENDIZAGEM. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 7(13), e713231. https://doi.org/10.61389/rbecl.v7i13.7398

Edição

Seção

Artigos