USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO BÁSICO A PARTIR DE PLANTAS MEDICINAIS EM UMA COMUNIDADE CAMPESINA
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https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i15.7490Palavras-chave:
Educação do Campo, Botânica, Saber TradicionalResumo
Quando se trata do ensino de Botânica, geralmente, nota-se desinteresse e distanciamento, tanto pela falta de compreensão de conteúdos complexos quanto pelo ensino descontextualizado da realidade dos educandos. Dessa forma, esta pesquisa objetivou investigar o uso de plantas medicinais em uma comunidade campesina, com o intuito de abordar esses saberes no ambiente escolar, visando a consolidar os conhecimentos pautados na valorização do conhecimento tradicional. Partindo dessa premissa, os sujeitos da pesquisa foram 26 moradores e 15 alunos. Antes do desenvolvimento da sequência didática na escola, realizou-se uma pesquisa com moradores em suas residências, lançando mão de um questionário com perguntas sobre informações pessoais e uso de plantas medicinais. Ademais, fizeram-se registros fotográficos da(s) planta(s) citada(s) para a elaboração de uma cartilha, contendo dado como nome científico e popular, parte utilizada, modo de preparo e finalidade de uso, além de descrição da planta, de acordo com a literatura especializada. A pesquisa foi descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa. Os principais resultados demonstraram o conhecimento e os saberes prévios que moradores e alunos têm a respeito das plantas medicinais. A realização da sequência didática em sala de aula consentiu aliar os saberes prévios dos discentes com os adquiridos após a pesquisa, servindo de elo entre o conhecimento popular e científico, e a cartilha com os dados das plantas citadas pelos moradores foi usada para sedimentar o conhecimento sobre as plantas medicinais, além de valorizar os saberes dos povos tradicionais.
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