MATERIAL DIDÁTICO PARA SURDOS E OUVINTES
uma perspectiva inclusiva no ensino de Ciências
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https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i14.7506Palavras-chave:
material didático inclusivo, ensino de ciências, surdosResumo
Em um país plural como o Brasil, mesmo com documentos e medidas governamentais, ainda há muitos desafios quanto a garantia total do direito e acesso à educação. Observa-se que, de um lado há iniciativas para a ampliação de matrículas de estudantes com necessidades educacionais especiais no ensino comum, mas por outro lado, não verificamos, com igual amplitude, investimentos dos sistemas de ensino que respaldam essa medida. Nesse sentido, há um longo caminho a ser traçado quanto a acessibilidade arquitetônica nas escolas, acessibilidade a recursos didáticos inclusivos e investimento em cursos de aperfeiçoamento em Libras para os professores da sala de aula regular. Foi nessa perspectiva, que o objetivo deste trabalho foi desenvolver um recurso didático de ciências para auxiliar na aprendizagem de pessoas com deficiência auditiva e, assim, proporcionar a inclusão destas pessoas na educação básica. O método de desenvolvimento utilizado neste trabalho baseou-se em Campbell (2015), Cavalcante e Silva (2008), e, Costoldi e Polinarski (2009). O recurso desenvolvido fará parte do acervo do Laboratório de Didática do IFSP- Campus Avaré e, será utilizado nos estágios curriculares com estudantes que possuem, ou não, deficiência auditiva. A partir dele pudemos concluir que é possível trabalhar dentro de uma perspectiva inclusiva em sala de aula, visando atender às necessidades de aprendizagem de cada aluno, com e sem deficiência, interagindo com o objeto de estudo e demais colegas da turma.
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