OS INSTRUMENTOS E RECURSOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTAS DE EMANCIPAÇÃO DO PROFESSOR FRENTE AO MANUAL DIDÁTICO

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v7i13.7522

Palavras-chave:

Instrumentos didáticos, Recursos didáticos, Organização do trabalho didático, Manual Didático, Educação

Resumo

O manual didático tornou-se um instrumento didático centralizado, no qual o professor pauta sua prática. Alguns autores (ALVES; CENTENO, SILVA, MATTAS) apontam para a dependência que o professor criou a respeito deste material, que – simplificado e vulgarizado – pouco contribui para a obtenção do conhecimento científico. O presente trabalho teve como objetivo descrever os instrumentos e recursos didáticos levantados, que podem ser utilizados em sala de aula, com o intuito de emancipar o professor do uso exclusivo do manual didático. Para fundamentar o estudo, foi utilizada a pesquisa bibliográfica tendo como fontes autores clássicos da educação e trabalhos historiográficos científicos (dissertações e teses). Os resultados indicaram que existe uma gama de opções de instrumentos e recursos didáticos, que podem ser utilizados em sala de aula, com custo mínimo – em detrimentos dos custos ostensivos do PNLD, tornando assim, mais viáveis a nível econômico e gerando um material de melhor qualidade, pautado na ciência por quem realmente entende do assunto: educadores e pesquisadores.

Biografia do Autor

Antonia Cristina Rocha Fioravante, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestra em Educação pelo Mestrado Profissional em Educação (Profeduc) no ano de 2020, Especialista em Análise do Comportamento Aplicada - ABA ( 2022), Especialista em Coordenação, Orientação e Gestão Escolar (2019) e Graduada em Licenciatura em História (2014). 

Carla Villamaina Centeno, UEMS

Possui graduação em HISTÓRIA - Faculdades Unidas católicas de Mato Grosso (1990), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2000) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, atuando no curso de Pedagogia e Programa de Mestrado Profissional em Educação - PROFEDUC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: organização do trabalho didático, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, pensamento educacional e fronteira.

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Publicado

2023-11-27

Como Citar

Rocha Fioravante, A. C., & Villamaina Centeno, C. (2023). OS INSTRUMENTOS E RECURSOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTAS DE EMANCIPAÇÃO DO PROFESSOR FRENTE AO MANUAL DIDÁTICO. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 7(13), e713233. https://doi.org/10.61389/rbecl.v7i13.7522

Edição

Seção

Artigos