FORMAÇÃO DE MULHERES COMO PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA: ALGUNS EXEMPLOS
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https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i15.7658Palavras-chave:
Formação de Mulheres Professoras, Formação de Professores no Brasil, Carreira UniversitáriaResumo
O presente artigo tem como tema “formação de mulheres professoras e seu desenvolvimento profissional na carreira universitária”, a partir de um estudo do processo formativo de duas professoras universitárias que lecionam na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), desde os seus primeiros tempos de funcionamento até os dias atuais. Trata-se de duas professoras que ingressaram na UEMS como professoras cedidas da Rede Estadual de Ensino e, depois, foram aprovadas em concurso público; ambas também ingressaram como Especialistas em Educação e foram se titulando ao longo da carreira universitária, conciliando no trabalho sua formação. A partir de suas narrativas concedidas mediante entrevistas gravadas e transcritas, buscou-se acompanhar o processo de trabalho, utopias e contingências de formação e compreender como estas professoras desenvolveram-se profissionalmente na carreira universitária. Como resultados, é possível afirmar que, para além da docência alicerçada no tripé de ensino, pesquisa e extensão, essas professoras assumiram cargos de gestão, para os quais não receberam formação, como maneira de contribuir para o processo de constituição da própria UEMS ao longo do tempo. Nesse sentido, o desenvolvimento profissional delas foi concomitante ao desenvolvimento institucional da universidade.
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