FORMAÇÃO DE MULHERES COMO PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA: ALGUNS EXEMPLOS
Visualizações: 84DOI:
https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i15.7658Palavras-chave:
Formação de Mulheres Professoras, Formação de Professores no Brasil, Carreira UniversitáriaResumo
O presente artigo tem como tema “formação de mulheres professoras e seu desenvolvimento profissional na carreira universitária”, a partir de um estudo do processo formativo de duas professoras universitárias que lecionam na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), desde os seus primeiros tempos de funcionamento até os dias atuais. Trata-se de duas professoras que ingressaram na UEMS como professoras cedidas da Rede Estadual de Ensino e, depois, foram aprovadas em concurso público; ambas também ingressaram como Especialistas em Educação e foram se titulando ao longo da carreira universitária, conciliando no trabalho sua formação. A partir de suas narrativas concedidas mediante entrevistas gravadas e transcritas, buscou-se acompanhar o processo de trabalho, utopias e contingências de formação e compreender como estas professoras desenvolveram-se profissionalmente na carreira universitária. Como resultados, é possível afirmar que, para além da docência alicerçada no tripé de ensino, pesquisa e extensão, essas professoras assumiram cargos de gestão, para os quais não receberam formação, como maneira de contribuir para o processo de constituição da própria UEMS ao longo do tempo. Nesse sentido, o desenvolvimento profissional delas foi concomitante ao desenvolvimento institucional da universidade.
Referências
ALMEIDA, Jane Soares de. Mulher e Educação: a Paixão pelo Possível. São Paulo: Editora UNESP, 1998.
COSTA, José Roberto; PAVANELLO, Regina Maria. O desenvolvimento profissional docente: um processo contínuo de aperfeiçoamento de professores. In: VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013, Canoas. Anais Eletrônico, Canoas, ULBRA, out. 2013. p. 1-12. Disponível em: http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vi/paper/viewFile/591/518. Acesso em 13 jan. 2021.
LOURO, Guacira Lopes. Mulheres na sala de aula. In: PRIORE, Mary Del (Org). História das Mulheres no Brasil. São Paulo: Editora Contexto, 2012, p.443-481.
MARCELO GARCIA, Carlos. Desenvolvimento profissional: passado e futuro. Sísifo: Revista das Ciências da Educação, Lisboa, n. 8, p. 7-22, 2009.
MARCELO GARCÍA, Carlos. Formação de professores para uma mudança educativa. Porto: Porto, 1999. Disponível em
MAGNANI, Maria do Rosário Mortatti. Em sobressaltos: formação de professora. 2. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 1993.
MAGNANI, Maria do Rosário Mortatti. Em sobressaltos: formação de professora. Campinas: Editora da UNICAMP, 1993.
MENEZES, Eunice Andrade de Oliveira; ANJOS, Ana Maura Tavares dos; NÓBREGA, Silvia Maria. Formação e Desenvolvimento Profissional Docente: A relação desses processos sob a ótica de professores da pós-graduação e sua importância em seu percurso profissional. In:______. Livro 02 : Didática e Prática de Ensino na relação com a Formação de Professores. Aracaju: Anped, 2014.
OLIVEIRA, Aline Tatiane Evangelista de. Conceito de formação de professores e desenvolvimento profissional: suas diferentes expressões e concepções. Revista Triângulo, Uberaba, v. 11, n. 2, p. 61-76, ago. 2018. ISSN 2175-1609. Disponível em: <http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2659>. Acesso em: 02 ago. 2021. doi: https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2659. DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2659
PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2007.
PINTO, Raissa Nunes; SILVA, Diego Pereira da; MACHADO, Aline Alves. Protagonismo de Mulheres na História da Educação: entre uma poetisa e algumas professoras. In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. XIV, 2019, Anais Educon. 2020, São Cristóvão/SE, v. 14, n. 3, p. 4-17, set. 2020. Disponível em: <|https://www.coloquioeducom.com/>
ROLDÃO, Maria do Céus Neves. Formação de professores e desenvolvimento profissional. Rev. educ. PUC-Camp., Campinas, n. 22, p. 191-202, maio/ago., 2017. DOI: https://doi.org/10.24220/P1519-3993-2017220200009
SILVA, Diego Pereira da. Mapeamento de Professoras Pioneiras na Constituição da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)-1994 e 1998. In: XII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. 12, 2021, Cuiabá, Anais Eletrônicos. Cuiabá-MT: Universidade Estadual de Mato Grosso, 2021. p.283-297. Disponível em <https://gem.ufmt.br/xii-colubhe/files/ANAIS_TRABALHOS_COMPLETOSEixoFormacao_Docente-v.7.pdf. Acesso em: 04 ago. 2021
TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n.14, p.61-88, Aug. 2000 .Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000200005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 13 Mar. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).