Caso de ensino como recurso reflexivo da potencialidade do coensino no Estado de São Paulo

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i17.8287

Palavras-chave:

Educação Especial., Formação de professores, Coensino, Caso de ensino

Resumo

O ensino colaborativo tem se destacado como um modelo eficaz de atendimento educacional especializado em salas com estudantes da educação especial da escola pública. No entanto, não basta somente ser financiada a entrada do professor de educação especial em sala comum, é preciso garantir também espaços de formação continuada que fortaleça a compreensão da proposta. Diante desta premissa, este estudo teve como objetivo analisar a viabilidade do uso de caso de ensino para reflexões sobre as possibilidades da colaboração escolar e do trabalho em formato de coensino. Trata-se de um estudo de caso, vinculado a uma pesquisa maior que ofertou uma atividade de extensão intitulada "Estratégias formativas e práticas de coensino", desenvolvido pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Sorocaba, em parceria com a Rede Estadual de ensino São Paulo. A referida proposta teve como finalidade analisar as possibilidades e desafios de curso online para docentes sobre ensino colaborativo destinado à inclusão escolar, com intuito de contribuir para formação em serviço para professores de educação especial, no modelo de coensino para o Atendimento Educacional Especializado. Participaram deste curso 38 professores com formação em educação especial que atuavam como professores de educação especial. A referida atividade ocorreu por meio de encontros formativos remotos ao longo do segundo semestre de 2022. Abordaram-se os temas: conceitos, propostas e práticas de coensino, leituras e resoluções de exercícios, contabilizando a carga horária de 32h. Para a análise desse artigo, utilizou-se como fonte de dados o caso de ensino da Adélia, que foi um dos materiais didáticos utilizados ao longo da formação. Para essa atividade foi disponibilizado um formulário online com três perguntas relacionadas às posturas, interpretações e posicionamentos dos participantes, referente à situação apresentada pela docente durante o relato de um contexto profissional. Foram obtidas 27 respostas, considerando que essa atividade poderia ser realizada individualmente ou em dupla. Constatou-se por meio dos resultados que os participantes se identificaram com o relato da professora Adélia, por também se considerarem invisíveis na escola. Os docentes relataram haver um desconhecimento coletivo do papel do professor da educação especial, pouca relação com o professor de sala comum e precariedade do sistema educacional. Porém os mesmos consideraram que o coensino é uma proposta promissora para a efetivação de mudanças no cenário educacional e inclusão na escola. Entende-se que na rede estadual de ensino, é fundamental desenvolver estratégias dinâmicas que levem em conta as situações vivenciadas pelos professores nas instituições escolares. Superar a visão conformista e estática é fundamental para reestruturar a identidade e contornar a falta de condições que impedem a novidade e a mudança. Ademais, é necessário acompanhar o processo de implementação do coensino, além da elaboração de políticas públicas.

Biografia do Autor

Juliane Dayrle Vasconcelos da Costa, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Educação Especial no Programa de Pós Graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Universidade Federal de São Carlos - Brasil; Grupo de Pesquisa de Formação em Recursos Grupo de Pesquisa sobre Formação de Recursos Humanos em Educação Especial; Bolsista da CAPES.

Adriana Correa Bueno, Universidade Federal de São Carlos

Mestra em Educação Especial no Programa de Pós Graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Prefeitura Municipal de Rio Claro - Brasil; Grupo de Pesquisa de Formação em Recursos Grupo de Pesquisa sobre Formação de Recursos Humanos em Educação Especial.

Carla Ariela Rios Vilaronga, Instituto Federal de São Paulo (Sorocaba)

Doutora em Educação Especial no Programa de Pós Graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Instituto Federal de São Paulo - Brasil; Grupo de Pesquisa de Formação em Recursos Grupo de Pesquisa sobre Formação de Recursos Humanos em Educação Especial.

Referências

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

Costa, J. D. V. da, Bueno, A. . C., & Vilaronga, C. . A. R. (2024). Caso de ensino como recurso reflexivo da potencialidade do coensino no Estado de São Paulo . REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 8(17), 12–30. https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i17.8287