SEXUALIDADE EM GÊNEROS LITERÁRIOS POEMA E SLAM: NAS TRILHAS DOS GÊNEROS LITERÁRIOS PARA ABORDAR A SEXUALIDADE EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Visualizações: 83DOI:
https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i15.8334Palavras-chave:
Sexualidade, Linguagem, Sequência DidáticaResumo
A sexualidade humana é o processo de todo indivíduo e, por questões históricas, sociais e culturais sempre houve conflitos nesta área do desenvolvimento humano, a começar pelas leituras equivocadas que são feitas a respeito do que de fato seja a sexualidade. Diante de tais fatos, este artigo objetiva evidenciar sobre os gêneros literários, poemas e slams, a partir da leitura nas aulas de Língua Portuguesa, podem trazer reflexões críticas que acenem sobre as dificuldades que a humanidade enfrenta na compreensão da temática sobre a sexualidade. Os percursos teóricos, para tal proposta, fazem um caminho de Foucault (1988), passando por Dolz; Schneuwly (2004) que preparam o trabalho com os gêneros textuais, citando também, autores como Marcuschi, Koch e Irandé Antunes, além dos documentos oficiais para o ensino de Língua Portuguesa e suas linguagens para o 9º ano do Ensino Fundamental II – num escola-campo, cívico militar de Corumbá – MS. A metodologia seguiu em módulos com a aplicação da Sequência Didática em Língua Portuguesa com vistas às leituras de diferentes gêneros e as produções criativas. Lembrando que para tal percurso, houve a aprovação do Comitê de Ética – CECHS – UEMS. Os resultados apontam para o incentivo à produção literária com gêneros que favorecem a subjetividade e a discussão crítica da temática.
Referências
ALCALDE, Emerson. Slam na Educação: a poesia escrita com giz e dita com o coração. In: ALCALDE, Emerson; ASSUNÇÃO, Cristina; MOTTA, Rodrigo; CHAPÉU, Uilian (Orgs.). Slam da Guilhermina: três ponto zero. 1.ed., São Paulo: 2016.
ALTMANN, H.; MARTINS, C.J. Educação Sexual: ética, liberdade e autonomia. Curitiba: Editora UFPR, (2009). DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602009000300006
ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
AULETE, Caldas. Dicionário contemporâneo da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Delta, 1958.
BAKHTIN, M; OLOSHINOV, V.N. Discurso na vida e discurso na arte. (1926). Trad. Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza. Texto de circulação restrita.
BAGNO, Marcos. Linguagem. Glossário CEALE. Belo Horizonte/UFMG: Faculdade de Educação, 2014.
BALBINO, Jéssica. Pelas margens: vozes femininas na literatura Dissertação (Mestrado em Divulgação Científica e Cultural), Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2016.
BECHARA, Evanildo (organizador). Dicionário escolar da Academia Brasileira de Letras: língua portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2011. 1312 p.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.
_______. Secretaria Municipal de Educação. Sistema de Gestão de Escrituração Escolar (TAGNOS). 2022.
DICIO, Dicionário Online da Português. Porto: 7 graus, 2022. Disponível em: < https://www.dicio.com.br >. Acesso em: 13/03/2022.
DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: SCHNEUWLY. B; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
FOUCAULT, Michel. F86h História da sexualidade I: A vontade de saber, tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro, Edições Graal, 1988.
FREITAS, Daniela. Slam Resistência: poesia, cidadania e insurgência. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 59, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/2316-40185915
FURLANI, Jimena. Mitos e tabus da sexualidade humana: subsídios ao trabalho em educação sexual. 3. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
PERFEITO, Alba Maria; VEDOVATO, Luciana. O gênero poema: um estudo na perspectiva Bakhtiniana. Dossiê: Estudos Linguísticos. Vol. 12, nº 22, 1º Sem. 2011. p. 241-264.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).