EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

currículo e Interculturalidade para as Escolas Indígenas

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i14.8357

Palavras-chave:

Educação Escolar Indígena, interculturalidade, escolas indígenas

Resumo

A temática da escola indígena ganhou proporções significativas nas últimas décadas. Instituída oficialmente pela Constituição Federal (CF) (BRASIL,1988), e regulamentada por documentos posteriores, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) (BRASIL, 1996) e o Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI) (BRASIL,1998), foi considerada um importante marco na conquista dos direitos indígenas. Aos poucos outras demandas foram sendo incorporadas, entre elas a adoção de um currículo próprio para essas escolas. Entende-se que a simples existência de um espaço físico dentro da comunidade indígena, com professores/as indígenas, não é exatamente uma escola indígena, mas uma escola para indígenas. O presente artigo busca discutir a partir de um levantamento bibliográfico, um pouco dessa temática do currículo escolar indígena, por entender que não há como dissociar a educação indígena da escola, da educação indígena tradicional, com os conhecimentos adquiridos durante séculos, transmitidos oralmente e estreitamente ligados ao modo de vida dessas comunidades. Os dois sistemas educacionais devem se fundir de maneira a permitir a utilização da Base Nacional Comum Curricular-BNCC (BRASIL, 2017), a partir dos conhecimentos culturais das comunidades indígenas. Para isso, se faz necessário ter conhecimento aprofundado no que se refere ao currículo intercultural para as escolas indígenas. Para tanto, é fundamental que a comunidade como um todo – professores/as, alunos/as, lideranças, anciãos/ãs, etc, sejam atores/atrizes na construção desse currículo, e não apenas ouvintes de um processo que envolve a vida
das futuras gerações.

Biografia do Autor

Gerson José Rodrigues, UEMS

Licenciado em Pedagogia pela Universidade de Santo Amaro (2015). Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. E-mail: gersonjose10@hotmail.com

Maria José de Jesus Alves Cordeiro , UEMS

Doutora em Educação-Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Docente no Curso de Pedagogia da Unidade Universitária de Dourados  e no Programa de Mestrado em Educação/Unidade Universitária de Paranaíba/ Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Gênero, Raça e Etnia -GEPEGRE/CNPq. Membra da Diretoria da Associação de Investigadores/ as Afro latino americanos/as e do Caribe (AINALC). E-mail:  maju@uems.br

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Rodrigues, G. J., & Cordeiro , M. J. de J. A. (2023). EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA : currículo e Interculturalidade para as Escolas Indígenas. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 8(14), 10–29. https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i14.8357