JOGO DIGITAL CAPIVARA NINJA
uma Abordagem da Diversidade Cultural e Ambiental no Pantanal Sul-Mato-Grossense
Visualizações: 119DOI:
https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i14.8361Palavras-chave:
Cultura, GameResumo
Este artigo apresenta o desenvolvimento do jogo digital "Capivara Ninja", uma inovadora iniciativa que tem como objetivo explorar e apresentar a rica cultura do Pantanal Sul-Mato-Grossense. O jogo oferece aos jogadores uma experiência envolvente e educativa, mergulhando-os em um universo cultural autêntico e multifacetado. Com base em uma pesquisa multidisciplinar, colaboração com especialistas e uma abordagem interdisciplinar, "Capivara Ninja" cativa os jogadores com uma narrativa envolvente que abrange tradições culturais, línguas, influências históricas e a ecologia única do Pantanal. Além de celebrar a cultura da região, o jogo também promove a conscientização ambiental, destacando a interconexão entre cultura e ambiente. Ao adotar uma abordagem lúdica, "Capivara Ninja" torna a aprendizagem interativa e envolvente, tornando-se uma ferramenta valiosa para a educação e a promoção da cultura do Pantanal. Com potencial para evolução contínua e uma abordagem multidisciplinar exemplar, o jogo representa uma maneira inovadora de desvendar e celebrar as riquezas culturais do Pantanal Sul-Mato-Grossense, inspirando uma apreciação mais profunda dessa região única.
Referências
ANDRÉ, Janaína Silva. TRINCA SOCIAL: o designer como mediador no processo de aprendizagem. Dissertação (Mestrado). Design. Universidade de Brasília – UnB. Brasília. 2015.
BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral II. São Paulo: Pontes, 1989.
CHARAUDEAU, P.;MAINGUENEAU,D. Dicionário de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2008. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v1i1.176
GOMES, M. P. Antropologia: ciência do homem, filosofia da cultura. São Paulo: Contexto, 2009.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 11. ed., Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HUIZINGA, J. Homo Ludens: O jogo como elemento da Cultura. 5.ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.
MONTEIRO, J. L. Para compreender Labov. Petrópolis: Vozes, 2000.
PESAVENTO, S. J. A cor da alma: ambivalências e ambigüidades da identidade nacional.EnsaiosFEE, PortoAlegre, v20, n.1, p.123-133, 1999. DOI: https://doi.org/10.3406/carav.2000.1255
SAVI, Rafael. Avaliação de jogos voltados para a disseminação do conhecimento, 2011.
SOFFNER, Renato Kraide. As Tecnologias da Inteligência e a Educação como Desenvolvimento Humano. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas. Campinas: UNICAMP, 2005.
TARALLO, F. A pesquisa sociolinguística. São Paulo: Ática, 2007.
WOODWARD, K, Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. da (org). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.p.7-72.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).