Carta ao leitor

Caríssimos/as leitores/as

Visualizações: 87

Autores

Palavras-chave:

Revista, Brasileira, Educação, Cultura, Linguagem

Resumo

É com alegria que apresentamos os artigos que constituem mais um volume de fluxo contínuo da Revista Brasileira em Educação, Cultura e Linguagem. Os textos desta edição promovem reflexões sobre temas como: a relação da escola com a constituição da família homoparental; o ensino da geometria espacial e as influências do uso de jogos de cartas no processo de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Léia Teixeira Lacerda, UEMS

ossui Graduação em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1995), Mestrado em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (2003), Mestrado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atuou na Coordenadoria dos Cursos Normal Superior e Normal Superior Indígena no período de 2002 a 2005 e no Curso de Pedagogia da Unidade Universitária de Campo Grande da UEMS, no período de 2009 a 2018. Atualmente é Coordenadora do Centro de Pesquisa, Ensino e Extensão Educação, Linguagem, Memória e Identidade/CELMI; Coordenadora Adjunta do Programa de Mestrado Profissional em Educação(2021-2023) e professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul no Curso de Pedagogia e no Programa de Doutorado e Mestrado Profissional em Educação. Editora da Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem - Qualis Capes (B1) e líder do Grupo de Pesquisa: Educação, Cultura e Diversidade, associada à Rede Universitas-BR; Rede de Pesquisa Internacional para América Latina, Europa e Caribe/Rede ALEC; Redyala Latino Amaricana de Diálogos Decoloniais e Interculturais REDYALA e Rede da Rota de Integração Latino Americana, pesquisadores da Argentina, Brasil, Chile e Paraguai. Vencedora do Prêmio Péter Murányi em 2009 na área de Educação, com o trabalho: Educação de Jovens e Adultos e Prevenção das IST/AIDS em Escolas Indígenas do Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brasil. Atua como pareceristas ad hoc em fundações nacionais de fomento e em periódicos e revistas especializadas da área de educação e cultura. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, gênero, educação sexual, história indígena, histórias de vida e educação escolar indígena.

Maria Leda Pinto, UEMS

Graduada em Letras pela Faculdade Dom de Aquino de Filosofia Ciências e Letras (1978), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1994) e Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo - USP (2007). Atualmente é professora Señor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, onde atua na pós-graduação, na área de estudos do texto e do discurso. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa: Educação, Cultura e Diversidade certificado pelo CNPq e vice coordenadora do Núcleo de Estudos Bakhtinianos - NEBA. Possui experiência na área de Letras e Educação, com ênfase em Língua Portuguesa, Linguística e Ensino de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguística e ensino de Língua Portuguesa, cultura e construções identitárias do homem pantaneiro, diversidade cultural e meio ambiente e na Análise dialógica do discurso. É docente do Programa de Pós-Graduação em Letras (2011) e do Programa de Mestrado Profissional em Letras-PROFLETRAS (2013), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS na Unidade Universitária de Campo Grande, MS.

Ronaldo Rodrigues Moises, UEMS

Professor efetivo das redes estaduais e municipais de Educação de Mato Grosso do Sul, técnico do laboratório de acessibilidade e inclusão da UEMS, possui licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006), pós graduações Lato-sensu em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2010), e Pedagogia Crítica da Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010). É Mestre em Educação pela UEMS (2015), e doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com pesquisas voltadas à educação da pessoa com deficiência, inclusão, Educação Física e organização do trabalho didático.

Higor de Siqueira Marques, UEMS

Assistente técnico nível médio da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, no Setor de Periódicos e no Núcleo da Rede de Saberes Indígenas da Unidade Universitária de Campo Grande. Tem experiência na área de Educação, Direitos Humanos e Tecnologia. Diagramação e editoria de Revistas Científicas. Colabora em Projetos de Ensino junto aos Acadêmicos Indígenas da UEMS, na área de formatação de trabalhos científicos (2023). Especialista em Direito da Criança, Juventude e Idosos pela Universidade Cândido Mendes (2016). Bacharel em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (2014).

Referências

UEMS, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade Universitária de Campo Grande -, Carta ao leitor, RBECL, ISBN: 2526-4052 | Volume 7 | Nº 13 | Ano: 2023. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem. Acesso em 24 nov. 2023.

Downloads

Publicado

2023-11-27

Como Citar

LACERDA, L. T., PINTO, M. L., MOISES, R. R., & MARQUES, H. de S. (2023). Carta ao leitor: Caríssimos/as leitores/as. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 7(13). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/8372

Edição

Seção

Apresentação