A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO COTIDIANO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE EM PUBLICAÇÕES NO SCIELO (2015-2017)
An analysis of publications in Scielo (2015 to 2017)
Visualizações: 91DOI:
https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i15.8848Palavras-chave:
Família Cuidador, Deficiência Intelectual, Determinante de SaúdeResumo
Este artigo busca apresentar uma discussão feita sobre os movimentos de famílias brasileiras com filhos com deficiência intelectual (DI). Além disso, expõe uma discussão teórica sobre o que é deficiência intelectual e a conceituação dos autores sobre o grupo familiar. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico na biblioteca científica SciELO das produções em língua portuguesa do triênio 2015 a 2017 sobre a presente temática de investigação. A produção dos dados foi elencada a partir dos descritores: deficiência intelectual e família, a fim de analisar o estado do conhecimento desta investigação. Para tanto, foram selecionadas e examinadas 7 (sete) produções que nos oportunizaram compreender as seguintes temáticas em comum: a família se organiza pelos movimentos do filho com deficiência intelectual; o diagnóstico e as estratégias de enfrentamento; as redes de apoio fortalecem a família; o bem-estar financeiro e a saúde integral da família. É possível afirmar com a realização desse trabalho que os movimentos dessas famílias são estressantes e exigem uma dinâmica diferenciada. Contudo, os apoios sociais, a instrumentalização política, o acesso aos conhecimentos técnicos e científicos, tem propiciado espaços de cuidado integral e reconhecimento aos membros da família em seus papéis e funções sociais, sobretudo a função materna, que contribui para uma melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiência intelectual.
Referências
AMERICAN ASSOCIATION ON INTELLECTUAL AND DEVELOPMENTAL DISABILITIES (AAIDD). Definition of Intellectual Disability. Disponível em: https://aaidd.org/intellectual-disability/definition Acesso em 15 out 2019.
AFONSO, Tatiana et al. O uso do diário de campo na inserção ecológica em uma família de uma comunidade ribeirinha amazônica. Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 27, n.1, p.131-141, Abr.2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822015000100131&lng=en&nrm=iso . Acesso em 12 Out. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-03102015v27n1p131
ANTONIAZZI, Adriane Scomazzon; DELL'AGLIO, Débora Dalbosco; BANDEIRA, Denise Ruschel. O conceito de coping: uma revisão teórica. Estud. psicol. (Natal), Natal , v. 3, n. 2, p. 273-294, Dec. 1998 . Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-294X1998000200006 . Acesso em 14 Out. 2019.. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X1998000200006
BARBOSA, M. A.M.; BALIEIRO, M. M. F. G.; PETTENGILL, M. A. M. Cuidado centrado na família no contexto da criança com deficiência e sua família: uma análise reflexiva.Texto contexto - enferm., Florianópolis,v. 21,n. 1,p. 194-199,mar. de 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-07072012000100022 . Acesso em: 02 Maio. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072012000100022
BARDIN L. Análise de conteúdo. São Paulo: Martins Fontes, 1977.
BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 1999. 319p.
CERQUEIRA, M. M. F.; ALVES, R. O.; AGUIAR, M. G. G. Experiências vividas por mães de crianças com deficiência intelectual nos itinerários terapêuticos. Ciência & Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v. 21, n. 10, p. 3223-3232, Out. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-812320152110.17242016 . Acesso em 12 Out. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-812320152110.17242016
DAMACENO, D. V. Notas contemporâneas sobre a família na perspectiva histórico-cultural. 2017. Monografia (Curso de Psicologia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande.
GALVÃO, M.C.B. O levantamento bibliográfico e a pesquisa científica. In: FRANCO, L. J.; PASSOS, A. D. C. P. (Org.). Fundamentos de epidemiologia. 2. ed. São Paulo: Manole,2010. Disponível em: http://www2.eerp.usp.br/Nepien/DisponibilizarArquivos/Levantamento_bibliografico_ Acesso em: 01 Ago. 2017.
MARX, K. Manuscritos Econômicos-Filosóficos. In: Erich. Conceito marxista do homem. 8. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.
MINETTO, M. F,; LOHR, S. S. Crenças e práticas educativas de mães de crianças com desenvolvimento atípico. Educar em Revista. Curitiba,n. 59, p. 49-64, Mar. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext& DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.44791
pid=S0104-40602016000100049&lng=en&nrm=iso. Acesso em:12 Out. 2018.
NICO, L. S. et al . A Grounded Theory como abordagem metodológica para pesquisas qualitativas em odontologia. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 12, n. 3, p. 789-797, June 2007 . Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-81232007000300029 . Acesso em 14 Out. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232007000300029
PEREIRA-SILVA, N. L.; DESSEN, M. A.; BARBOSA, A. J. G. Ajustamento Conjugal: Comparação entre Casais com e sem Filhos com Deficiência Intelectual. Psico-USF, Itatiba, v. 20, n. 2, p. 297-308, Aug. 2015. Disponível em:https://doi.org/10.1590/1413-82712015200210 . Acesso em: 12 Out. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-82712015200210
ROSARIO, H. R. M. F.; SILVA, S. S. C. Estratégias adotadas pelos pais na vivência da escolarização de filhos adultos e crianças com deficiência. Revista de Enfermagem Referência, Coimbra,v. serIV, n. 11, p. 51-59, dez. 2016. Disponível em:https://doi.org/10.12707/RIV16065 . Acesso em: 12 out. 2018. DOI: https://doi.org/10.12707/RIV16065
SANTOS, J. L. G. dos et al . Análise de dados: comparação entre as diferentes perspectivas metodológicas da Teoria Fundamentada nos Dados. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo , v. 52, e03303, 2018 . Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1980-220X2017021803303 . Acesso em 14 Out. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1980-220x2017021803303
SANTOS, M. A.; PEREIRA-MARTINS, M. L. P. L. Estratégias de enfrentamento adotadas por pais de crianças com deficiência intelectual.Ciência & Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v.21, n. 10, p. 3233-3244, Out. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-812320152110.14462016 . Acesso em: 12 Out. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-812320152110.14462016
SARTI, C. A. A família como ordem simbólica. Psicologia USP, São Paulo, v. 15, n. 3, p. 11-28, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-65642004000200002 . Acesso em 04 jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-65642004000200002
SCORSOLINI-COMIN, Fabio; SANTOS, Manoel Antônio dos; SOUZA, Roberto Molina de. Expressão do afeto e bem-estar subjetivo em pessoas casadas. Estud. psicol. (Natal), Natal , v. 17, n. 2, p. 321-328, Aug. 2012 . Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2012000200017 . Acesso em 09 Out 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2012000200017
TOMAZ, R. V. V. et al. Impacto da deficiência intelectual moderada na dinâmica e na qualidade de vida familiar: um estudo clínico-qualitativo. Cadernos de Saúde Pública [online]. 2017, v. 33, n. 11. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311X00096016 . Epub 21 Nov 2017. Acesso em 12 Out 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00096016
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).