A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO COTIDIANO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE EM PUBLICAÇÕES NO SCIELO (2015-2017)

An analysis of publications in Scielo (2015 to 2017)

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i15.8848

Palavras-chave:

Família Cuidador, Deficiência Intelectual, Determinante de Saúde

Resumo

Este artigo busca apresentar uma discussão feita sobre os movimentos de famílias brasileiras com filhos com deficiência intelectual (DI). Além disso, expõe uma discussão teórica sobre o que é deficiência intelectual e a conceituação dos autores sobre o grupo familiar. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico na biblioteca científica SciELO das produções em língua portuguesa do triênio 2015 a 2017 sobre a presente temática de investigação. A produção dos dados foi elencada a partir dos descritores: deficiência intelectual e família, a fim de analisar o estado do conhecimento desta investigação. Para tanto, foram selecionadas e examinadas 7 (sete) produções que nos oportunizaram compreender as seguintes temáticas em comum: a família se organiza pelos movimentos do filho com deficiência intelectual; o diagnóstico e as estratégias de enfrentamento; as redes de apoio fortalecem a família; o bem-estar financeiro e a saúde integral da família. É possível afirmar com a realização desse trabalho que os movimentos dessas famílias são estressantes e exigem uma dinâmica diferenciada. Contudo, os apoios sociais, a instrumentalização política, o acesso aos conhecimentos técnicos e científicos, tem propiciado espaços de cuidado integral e reconhecimento aos membros da família em seus papéis e funções sociais, sobretudo a função materna, que contribui para uma melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiência intelectual.

Biografia do Autor

Daniel Ventura Damaceno, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Psicologia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Professor formador da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul - Brasil; Grupo de pesquisa em Desenvolvimento Humano e Educação Especial - CAPES.

Léia Teixeira Lacerda, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação, Universidade de São Paulo; Professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação e professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Grupo de Pesquisa: Educação, Cultura e Diversidade.

Alexandra Ayach Anache, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

PhD em Educação Especial no Programa de Pós-graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos (2020), Professora titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Humano e Educação Especial.

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Publicado

2024-08-12

Como Citar

Damaceno, D. V., Lacerda, L. T., & Anache, A. A. (2024). A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO COTIDIANO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE EM PUBLICAÇÕES NO SCIELO (2015-2017): An analysis of publications in Scielo (2015 to 2017). REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 9(15), 71–90. https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i15.8848