As parcerias público-privadas no contexto da educação profissional e tecnológica (EPT)

intersecções do mundo do trabalho com as políticas neoliberais

Visualizações: 14

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i17.9068

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Parcerias Público-Privadas, Privatização

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as implicações das parcerias público-privadas (PPP) na democratização e ampliação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica do tipo estado da arte, focando nas inter-relações entre o setor público e o privado na oferta de EPT. O estudo evidencia a forte presença de ideologias neoliberais que permeiam as iniciativas de PPP, caracterizando uma tendência crescente de privatização e mercantilização da educação. A pesquisa revela que a lógica neoliberal, com ênfase na eficiência de mercado e na redução do papel do Estado, tem predominado na formação dos trabalhadores e trabalhadoras. Essa tendência influencia diretamente a gestão das ofertas educacionais e a estruturação dos currículos, orientando-os mais para as demandas imediatas do mercado de trabalho do que para uma formação integral e crítica dos estudantes. A análise crítica das PPPs na EPT demonstra que, embora essas parcerias possam contribuir para a ampliação do acesso à educação, elas também tendem a reproduzir e reforçar desigualdades sociais e econômicas. A predominância da lógica privada na gestão das ofertas educacionais frequentemente resulta em uma formação técnica voltada para a empregabilidade em curto prazo, em detrimento de uma educação emancipatória que promova o desenvolvimento pleno dos indivíduos. Conclui-se que, apesar das possíveis vantagens das PPPs em termos de recursos e infraestrutura, é crucial que as políticas educacionais sejam orientadas por princípios de justiça social e equidade. Somente assim será possível garantir que a EPT contribua de maneira significativa para a democratização da educação e para a formação de cidadãos críticos e autônomos.

Biografia do Autor

Salatiel da Rocha Gomes, Centro de Educação Tecnológica do Amazonas

Pós- Doutorando em Educação (UPF); Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia; Professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas – Campus ISB/Coari.

 

 

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Universidade de Passo Fundo

Pós-Doutora em Educação, Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo. Pesquisadora Pq/CNPq.

Referências

ADRIÃO, Theresa Maria F. Dimensões e formas da privatização da educação no Brasil: caracterização a partir de mapeamento de produções nacionais e internacionais. Currículo sem fronteiras, v. 18, n. 1, p. 8-28, jan./abr. 2018.

ALLAIN, O.; GRUBER, C.; WOLLINGER, P. R. O que avaliar em educação profissional? Princípios epistemológicos da formação de trabalhador. In: MORAES, G. H. et al. (org.). Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica: um campo em construção. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2020.

BARATO, J. N. Fazer bem feito: valores em educação profissional e tecnológica. Brasília: UNESCO, 2015.

BARBOSA, Carlos Soares. Juventude, trabalho e educação: o Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego em discussão. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estácio de Sá, 2007.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BATISTA, Sueli Soares dos; PEREIRA, Daniel Capella. Programa de Classes Descentralizadas na expansão da educação profissional pública paulista: histórico e desdobramentos. Educ. Pesquisa., São Paulo, v. 49, e261780, 2023.

BOGDAN, R. C., & BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora, 1994.

BRASIL, Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. 4.ed. Brasília: Ministério da Educação, 2020. Disponível em: www.cnct.mec.gov.br/. Acesso em 30 jun., 2024.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2023: notas estatísticas. Brasília, DF: Inep, 2024.

CARVALHO, Rosani Rios. A Relação público-privada na implantação do PRONATEC no município de Cáceres-MT. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado de Mato Grosso. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.

CIAVATTA, Maria. Formação profissional para o trabalho incerto: um estudo comparativo Brasil, México e Itália. In: FRIGOTTO, Gaudêncio. (org.). Educação e crise no trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis: Ed. Vozes, 2008.

FERREIRA, N. S. C. As pesquisas denominadas estado da arte. Educação & Sociedade, 23(79), 257-272, 2002.

FRANCA, MARCOS LUIZ DE. Reforma do novo ensino médio: Parcerias Público-Privadas na oferta da Educação Técnica e Profissional. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022

GIL, A. Métodos e técnicas de pesquisa social (6ª ed.) Atlas, 2008.

HILL, D. O Neoliberalismo Global, a Resistência e a Deformação da Educação. Currículo sem Fronteiras, v.3, n.2, p.24-59, jul./dez.2003.

GODOI, J. A relação público-privado no ensino médio profissionalizante sob a luz da Lei 12.513 de 2011 que institui o Pronatec. Joinville, Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade da Região de Joinville, 2014.

KUENZER, A. Z. Da dualidade assumida à dualidade negada: o discurso da flexibilidade justifica a inclusão excludente. Educação e Sociedade, v. 28, p. 1153-1178, out. 2007.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marly. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARTINO, Mariluci Alves. A importância das parcerias na Educação Profissional. Tese (Doutorado em Educação e Currículo). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2006.

MORAES, Carmen Sylvia Vidigal; REIS, Elydimara Durso dos; ALENCAR, Felipe. Educação Profissional Paulista e relações público-privadas na política curricular: Centro “Paula Souza” (1995-2018). Revista Brasileira de Educação. V.27, 2022.

MORAES, G. H. et al. (org.). Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica: um campo em construção. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2020.

OLIVEIRA, Antônio Cardoso. As parcerias público-privadas na educação profissional: um estudo sobre o Pronatec no município de Pelotas. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Pelotas, 2018.

RAMOS, Marise. Da qualificação à competência: deslocamento conceitual na relação trabalho educação. Niterói, 2001. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.

________. História e política da Educação Profissional. Curitiba, PR: Instituto Federal do Paraná, 2014.

RAMOS, Moacyr Salles; STAMPA, Inêz Terezinha. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego: democratização ou precarização da educação profissional? Textos & Contextos, Porto Alegre, v. 15, n. 2, p. 393 -407, ago./dez. 2016. Disponível em https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/23609. Acesso em 01 jun. 2024.

RIBEIRO, M. E. S; CHAVES, V. L. J. Gestão Educacional: modelos e práticas. ANPAE, 2012.

SAMPIERE, Hernández; FERNÁNDEZ, Roberto; PILAR, Fernández Carlos y Baptista, Metodología de la Investigación – Mc Graw-Hill. 2008.

SILVA, Erbio dos Santos. Pronatec, educação profissional e a relação público-privada no Pará. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Belém, 2017.

SILVA, Roseane Nascimento da. Parceria público privado na educação profissional técnica de nível médio no Estado de Pernambuco. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Pernambuco, CE. Programa de Pós-graduação em Educação, 2013a.

SILVA, Mércia Rodrigues Farias da. O processo de implementação da educação profissional integrada ao ensino médio em Pernambuco. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco, CE. Programa de Pós-graduação em Educação, 2013b.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos (5ª ed.). Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

2024-12-18

Como Citar

Gomes, S. da R., & Esquinsani, R. . S. S. (2024). As parcerias público-privadas no contexto da educação profissional e tecnológica (EPT): intersecções do mundo do trabalho com as políticas neoliberais. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 8(17), 211–232. https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i17.9068