A sala de recursos multifuncionais como instrumento facilitador no/do processo de ensino, aprendizagem e inclusão do estudante público-alvo da Educação Especial

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i17.9094

Palavras-chave:

Educação Especial, Inclusão, Educação Básica

Resumo

O presente artigo visa discutir a política de inclusão dos estudantes público-alvo da educação especial (PAEDE) no estado de Mato Grosso, bem como essa política é aplicada, a partir do trabalho realizado na Sala de Recursos Multifuncional (SRM) na Escola Estadual São José Operário, localizado em Rondonópolis-MT. Esse trabalho se constitui a partir da perspectiva da educação inclusiva, que visa eliminar as barreiras para que o estudante possa aprender, socializar, rir, brincar e se sentir pertencente a escola, a partir de jogos e atividades individuais e coletivas, visando o comprometimento de professores, profissionais da escola e família para que se faça valer o direito de ensino e aprendizagem desse estudante. Como opção metodológica para este estudo foi realizada uma pesquisa qualitativa com caráter descritivo, a partir da prática pedagógica com os estudantes na sala de recursos.

Biografia do Autor

Flávia Janiaski, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Artes Cênicas pela UFBA, com bolsa de doutorado sanduiche com bolsa CAPES na University of Massachusetts/Boston no programa de Early Childhood Education. Professora Associada da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) no Curso de Licenciatura e Bacharelado em Artes Cênicas.

Thacio Fagundes Vissicchio, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso

Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia. Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso.

Maizi Aparecida dos Santos, Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondonópolis, Mato Grosso. Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso.

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

Vale, F. J., Vissicchio, T. . F., & Santos, M. A. dos. (2024). A sala de recursos multifuncionais como instrumento facilitador no/do processo de ensino, aprendizagem e inclusão do estudante público-alvo da Educação Especial. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 8(17), 271–291. https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i17.9094

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