Distribuição dos professores temporários em municípios de até 50 mil habitantes (2011-2020)

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i17.9096

Palavras-chave:

Professores Temporários, Redes Municipais, Pará

Resumo

Este estudo investiga a presença de professores temporários em redes municipais paraenses com até 50 mil habitantes, entre 2011 e 2020. Utilizando uma abordagem quantitativa e descritiva, foram analisados dados extraídos de plataformas abertas, como o Censo Escolar do INEP, o Laboratório de Dados Educacionais da UFPR e o Censo Brasileiro (IBGE). Os dados dos professores temporários foram tratados com aplicação de parâmetros estatísticos como a média, a mediana e desvio padrão. Os resultados indicam que a média de professores temporários ultrapassam os 38%. Em relação aos valores da amplitude, todos os municípios analisados exibem percentuais acima dos 30%. Portanto, os dados confirmam que os municípios paraenses, apresentam um quadro percentual de descumprimento da legislação sobre a admissão dos professores temporários.

Biografia do Autor

Herilene Chaves de Sousa, Universidade Federal do Pará

Mestranda da Universidade Federal do Pará no Programa de Pós-Graduação em Educação em Cultura do Campus Universitário do Tocantins (UFPA/CUNTINS/PPGEDUC). Bolsista na Fundação Amazônia de Amparo à Estudo e Pesquisa (FAPESPA).

Ariel Feldman, Universidade Federal do Pará. Campus Universitário do Baixo Tocantins/Cametá (UFPA/CUTINS)

Doutor em História na Universidade de São Paulo. Docente na Universidade Federal do Pará. Programa de Pós-Graduação em Educação em Cultura do Campus Universitário do Tocantins (UFPA/CUNTINS/PPGEDUC).

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

Sousa, H. C. de, & Feldman, A. (2024). Distribuição dos professores temporários em municípios de até 50 mil habitantes (2011-2020). REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 8(17), 233–251. https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i17.9096

Dados de financiamento