Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Portal de Periódicos UEMS
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 5 n. 9 (2021): Revista Brasileira de Educação Cultura e Linguagem RBECL/UEMS
v. 5 n. 9 (2021): Revista Brasileira de Educação Cultura e Linguagem RBECL/UEMS
Volume de fluxo continuo com produções científicas de pesquisadores nacionais e internacionais.
Publicado:
2022-06-13
Capa
PDF
Apresentação
Apresentação
Alan Silus
I-V
PDF
Artigos
GÊNIO GENÉSIO
Ana Aparecida Arguelho de Souza
1-3
Gênio Genésio
A “FASE ACRE” NA ARTE DE GENÉSIO FERNANDES: estereótipo, identidade nacional e discurso
Ana Carolina Nunes da Cunha Vilela-Ardenghi
4-17
PDF
JOSÉ GENÉSIO FERNANDES: os encontros na docência e nas artes
Alan Silus
18-26
PDF
O VIVIDO NA PRODUÇÃO ARTÍSTICO-LITERÁRIA DE JOSÉ GENÉSIO FERNANDES: da taipa do fogão para o mundo
Maria Leda Pinto, Leia Teixeira Lacerda
27-32
PDF
DA TAIPA DO FOGÃO
José Genésio Fernandes
33-43
PDF
EDUCAÇÃO MUSICAL ENTRE OS ANOS DE 1930-1945: a contribuição de Heitor Villa-Lobos
Maria Bernadete da Silva Pavão, Samira Saad Pulchério Lancillotti
44-60
PDF
MENTORIA DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA EDUCAÇÃO MÉDICA
Cecília Rezende, Breno Bottino, José Carlos Rosa Pires de Souza, Magno Pinheiro de Almeida
61-77
PDF
ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇO NÃO ESCOLAR: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO PATRONATO DE FRANCISCO BELTRÃO
Yolanda Zancanella
78-100
PDF
Resumos de Dissertações do Mestrado Prof. em Ed. - PROFEDUC/UEMS (2015-2017)
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS-PAR: A MATERIALIZAÇÃO DAS AÇÕES NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BATAGUASSU-MS
Edinalvo Raimundo, Orientadora - Bartolina Ramalho Catanante
PDF
A IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS-PNEDH NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
Andréia Laura De Moura Cristaldo, Orientadora - Bartolina Ramalho Catanante
PDF
A LEITURA DA LITERATURA NOS MANUAIS DIDÁTICOS: UM RECORTE REALIZADO NO MUNICÍPIO DE IVAIPORÃ-PARANÁ
Sandra Maria Papin Rodrigues, Orientadora - Lucilene Soares da Costa
PDF
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO TRABALHO DOCENTE: PRÁTICAS NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Clodoaldo Almeida Dos Santos, Orientador - Antonio Sales
PDF
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFMS COMO POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DOS EDUCADORES DO CAMPO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
Edma Ferreira Da Silva Souza, Orientadora - Kátia Cristina Nascimento Figueira
PDF
DIÁLOGOS HERMENÊUTICOS E NARRATIVAS AUTOPOIÉTICAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO/DO INÍCIO DA DOCÊNCIA
Andre Afonso Vilela, Orientadora - Eliane Greice Davanço Nogueira
PDF
FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) EM GÊNERO, RAÇA E ETNIA: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA
Rosana Monti Henkin, Orientadora - Bartolina Ramalho Catanante
PDF
O LIVRO TEXTO ENSINO DE HISTÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP (2010 - 2013)
Edione Maria Lazzari, Orientadora - Carla Villamaina Centeno
PDF
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES TERENA DA ALDEIA BANANAL
Micilene Teodoro Ventura, Orientadora - Leia Teixeira Lacerda, dra Onilda Sanches Nincao
PDF
O PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
José Carlos Monteiro, Orientdora - Celi Correa Neres
PDF
O SERVIÇO DE INFORMAÇÃO PROFISSIONAL NA ESCOLA ESTADUAL HÉRCULES MAYMONE, CAMPO GRANDE/MS
Edilmar Galeano Marques, Orientadora - Leia Teixeira Lacerda
PDF
O TRABALHO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA: ANÁLISE DAS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA MUNICIPAL PREFEITO ALVARO LOPES EM TERENOS/MS
Ronaldo Rodrigues Moises, Orientadora - Samira Saad Pulchério Lancillotti
PDF
PDE ESCOLA E PDE INTERATIVO: IMPLEMENTAÇÃO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMPO GRANDE-MS
Ana Maria Godoy, Orientadora - Vilma Miranda de Brito
PDF
A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O BEM-ESTAR DOCENTE
Pabliane Lemes Macena, Orientadora - Eliane Greice Davanço Nogueira
PDF
POLÍTICAS PÚBLICAS EM ALFABETIZAÇÃO: O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NO MUNICÍPIO DE ANASTÁCIO - MS
Silvia Cristiane Alfonso Viédes, Orientadora - Vilma Miranda de Brito
PDF
PRÓ-LETRAMENTO EM AÇÃO: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE RIO VERDE-GO
Carlos Sérgio de Oliveira
PDF
PROJETO UCA - UM COMPUTADOR POR ALUNO: UMA ANÁLISE DO TRABALHO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Katia Maria Rizzo, Orientadora - Samira Saad Pulchério Lancillotti
PDF
TERCEIRO SETOR E A EDUCAÇÃO: PARCERIA ENTRE O INSTITUTO AYRTON SENNA E A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPO GRANDE/ MS
Débora Cristina Gonçalves, Orientadora - Vilma Miranda Brito
PDF
TRAVESSIA EDUCACIONAL DO JOVEM ESTUDANTE CAMPO-GRANDENSE - TRAJE: PERCURSOS DA IMPLANTAÇÃO DE UM PROJETO DIFERENCIADO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Mauricio Macedo Vieira, Orientadora - Bartolina Ramalho Catanante
PDF
QUANDO O CONTAR DE SI DESVELA UMA HISTÓRIA SOBRE NÓS: NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS DE PROFESSORES INICIANTES EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEMS/CAMPO GRANDE
Cristiane Ribeiro Cabral Rocha, Orientadora - Eliane Greice Davanço
PDF
A ARTE DE SEMEAR SABERES: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO SENSÍVEL DO ARTISTA DOCENTE
Mireli Figueiredo Chaves Banzatto, Orientadora - Gabriela Di Donato Salvador Santinho
PDF
A ESCOLARIZAÇÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIENCIA INTELECTUAL: OS CADERNOS ESCOLARES COMO RECURSOS DIDÁTICOS EM ANÁLISE
Paulo Eduardo Silva Galvão, Orientadora - Celi Correa Neres
PDF
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES TERENA: O USO DE “TEMAS GERADORES” NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Dalila Luiz, Orientadora - Leia Teixeira Lacerda, co-orientadora - Onilda Sanches Nincao
PDF
A SIMPLIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO DE FILOSOFIA NO PROJETO EJA III EM MATO GROSSO DO SUL (2013-2014): ANÁLISE DE UM INSTRUMENTO DE TRABALHO DO PROFESSOR
Vagner Teixeira da Silva, Orientadora - Carla Villamaina Centeno
PDF
ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE/ MS (2005-2012): INVESTIMENTO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE?
Tânia Maria Serra dos Passos, Orientadora - Vilma Miranda de Brito
PDF
AS NARRATIVAS DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DESVELANDO AS IMPLICAÇÕES DA PROVINHA BRASIL
Celi Traude Kellermann, Orientadora - Eliane Greice Davanço Nogueira
PDF
CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA PRÉ-ESCOLA: DA SALA DE AULA AO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS
José Flávio Rodrigues Siqueira, Orientadora - Carla Villamaina Centeno
PDF
CONHECIMENTOS E PRÁTICAS SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA EXPRESSOS PELAS PROFESSORAS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE RIBAS DO RIO PARDO/MS
Rosimeire da Silva Rosa Moura, Orientador - Antonio Sales
PDF
COORDENADOR PEDAGÓGICO: A FORMAÇÃO CONTINUADA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE-MS
Lenine Ferreira da Silva, Orientadora - Bartolina Ramalho Catanante
PDF
EDUCANDO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA ANÁLISE DO TRABALHO DIDÁTICO.
Paulo Oliveira Barros, Orientadora - Samira Saad Pulchério Lancillotti
PDF
FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: DIFICULDADES TEÓRICAS, IMPASSES METODOLÓGICOS
Veronildes Batista dos Santos
PDF
JOVEM INDÍGENA TERENA DE MATO GROSSO DO SUL: IDENTIDADE, FORMAÇÃO E TRAJETÓRIA
Karine Silva Sobrinho, Orientadora - Leia Teixeira Lacerda
PDF
O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ENTRE O BRAILLE E AS TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS
José Aparecido da Costa, Orientadora - Celi Correa Neres
PDF
O LETRAMENTO MATEMÁTICO: UM OLHAR SOBRE ATIVIDADES PROPOSTAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Andreia Barbosa Mateus, Orientador - Antonio Sales
PDF
O PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA COMO ESTRATÉGIA DE DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR: LIMITES E POSSIBILDADES
Dayse Centurion da Silva, Orientadora - Bartolina Ramalho Catanante
PDF
O PROFESSOR REGENTE E O AUXILIAR PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO (APE): SUAS (RE) AÇÕES NA ESCOLARIZAÇÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA
Lucimar de Lima Franco, Orientadora - Celi Correa Neres
PDF
O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR): UMA ESTRATÉGIA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO?
Patrícia Pato dos Santos, Orientadora - Vilma Miranda de Brito
PDF
O RITMO E O TOM DA ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DO PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM AQUIDAUANA/MS
Mareide Lopes de Arruda
PDF
PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE CAMPO GRANDE/MS, A LEI FEDERAL Nº 10.639/2003 E A ETNOMATEMÁTICA: UMA ARTICULAÇÃO POSSÍVEL?
Raul Enrique Cuore Cuore, Orientadora - Bartolina Ramalho Catanante
PDF
TEXTOS ESCOLARES PARA A FORMAÇÃO DE ALUNOS NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE MANUAIS E APOSTILAS DE LITERATURA UTILIZADOS NO ENSINO PÚBLICO E PRIVADO DE CAMPO GRANDE/MS.
Maria Helena Batista de Almeida
PDF
VALIDADE DOS CONCEITOS FILOSÓFICOS EM MANUAIS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: O CONCEITO DE HOMEM
Vivaldo Bispo dos Santos, Orientadora - Ana Aparecida Arguelho de Souza
PDF
Idioma
English
Español (España)
Français (France)
Italiano
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Palavras-chave
rbecl
professor indígena
temas geradores
filosofia.
eja
projeto eja iii
escolarização
narrativa.
avaliação
ensino de matemática