O IDEÁRIO DE PROGRESSO NO MANUAL DO EDUCADOR DO PROJOVEM URBANO

Visualizações: 506

Authors

  • Suany Oliveira de Moraes

Abstract

RESUMO

 O presente artigo tem por objetivo analisar o texto introdutório do Manual do Educador: orientações gerais (2012), do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano – um programa educacional, coordenado nacionalmente pelo Ministério da Educação do Brasil. Para tal análise, partimos de algumas das contribuições teóricas, propostas na tese defendida pela Professora Doutora Márcia Aparecida Amador Mascia, em que o ideário de progresso permeia os discursos político educacionais. Assim, consideramos que este trabalho possa oferecer uma contribuição inicial para as pesquisas em Linguística Aplicada e Educação, uma vez que toma um discurso educacional, veiculado em um documento oficial, para estabelecer uma prática interrogadora no que diz respeito à linguagem e seus efeitos de sentido.

 

Palavras-chave: Projovem Urbano. Ideário de progresso. Discurso político educacional.

References

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Ministério da Educação. Material didático-pedagógico Projovem Urbano 2012. Brasília, DF, 2012. Folder. Disponível em: <http://www.sousandrade.org.br/Projovemurbano/docs/formacao/materialdidatico.pdf>. Acesso em: 23 jul. 2014.

GUIMARÃES, E. Texto, discurso e ensino. São Paulo: Contexto, 2009. Resenha de: FERREIRA, D. M. M.Texto, discurso e ensino de Elisa Guimarães. Linha D'Água, São Paulo, n. 23, p. 147-150, 2010. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/download/37340/40060>. Acesso em: 28 jul. 2014.

IDEÁRIO. In: BORBA, F. S. Dicionário Unesp do português contemporâneo. Curitiba: Piá, 2011. p. 729.

LOPES-ROSSI, M. A. G.Tendências atuais da pesquisa em Linguística Aplicada. In: SEMINÁRIO DE PESQUISAS EM LINGUÍSTICA APLICADA, 5, 2009, Taubaté. Anais. Taubaté: Universidade de Taubaté, 2009. v. 1, p. 1-14. Disponível em: <http://site.unitau.br//scripts/prppg/la/5sepla/site/comunicacoes_orais/artigo-maria_aparecida.pdf>. Acesso em: 28 jul. 2014.

MASCIA, M. A. A. Investigações discursivas na pós-modernidade: uma análise das relações de poder-saber do discurso político educacional de língua estrangeira. Campinas: Ed. FAPESP, 2003.

MASCIA, M. A. A. O discurso do letramento e as relações de poder: por uma abordagem menos Ilusória. Travessias, Cascavel, v. 7, n. 1, p. 1-8, 2009. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/download/3461/2755>. Acesso em: 28 jul. 2014.

MOITA LOPES, L. P. Da aplicação de linguística à linguística aplicada indisciplinar. In: ROCA, P.; PEREIRA, R. C.(Org.). Linguística aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2013. p. 11-24.

NASCIMENTO, C. A. G. S.; TEIXEIRA, O. I. Propostas curriculares para a educação de jovens e adultos: como se constitui o imaginário do professor? Horizontes, Itatiba, v. 28, n. 1, p. 41-53, 2010. Disponível em: <http://webp.usf.edu.br/itatiba/mestrado/educacao/uploadAddress/5-Propostas%20curriculares%20para%20a%20educa%C3%A7%C3%A3o%20de%20jovens%20e%20adultos%20como%20se%20constitui%20o%20imagin%C3%A1rio%20do%20professor[16708].pdf>. Acesso em: 28 jul. 2014.

PAIVA, V. L. M. O.; SILVA, M. M. S.; GOMES, I. F. A. Sessenta anos de Linguística Aplicada: de onde viemos e para onde vamos. In: ROCA, P.; PEREIRA, R. C.(Org.). Linguística aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2013. p. 25-50.

RESTAURAR. In: BORBA, F. S. Dicionário Unesp do português contemporâneo. Curitiba: Piá, 2011. p. 1.214.

SALGADO, M. U. C. (Org.). Manual do educador: orientações gerais. Brasília, DF: Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano, 2012. (Coleção Projovem Urbano).

VALIENTE, M. F.; SOARES, M. X. S. A relação poder/saber no documento: carta de apresentação do SAEMS-2011. Travessias Interativas, Ribeirão Preto, v. 3, n. 1, p. 1-19, 2012. Disponível em:http://www.travessiasinterativas.com/_notes/vol3/art%20Maria%20e%20Margarida_vol3.pdf>. Acesso em: 28 jul. 2014.

Published

2018-09-19

How to Cite

Moraes, S. O. de. (2018). O IDEÁRIO DE PROGRESSO NO MANUAL DO EDUCADOR DO PROJOVEM URBANO. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 1(1). Retrieved from https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/2159