PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: LETRAMENTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

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Autores/as

  • Andreia Barbosa Mateus UEMS
  • Antonio Sales UEMS

Resumen

RESUMO

 O presente trabalho é resultado parcial de uma pesquisa de Mestrado, no Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu, Mestrado Profissional em Educação. Para tanto, a questão problemática desta pesquisa é: as atividades propostas pelo professor do ensino comum contribuem para o letramento matemático dos alunos com deficiência intelectual?  Para uma análise do objeto proposto procedemos inicialmente um levantamento bibliográfico sobre as práticas pedagógicas inclusivas utilizadas para o ensino da Matemática de alunos com deficiência intelectual e o letramento matemático. Tivemos como objetivo geral neste estudo: descrever, analisar e avaliar a contribuição das atividades propostas pelo professor do ensino comum para promover o letramento matemático de alunos com deficiência intelectual. Além destes, há os específicos que consistem em: descrever as atividades propostas pelo professor do ensino comum com vistas a promover o letramento em Matemática do aluno com deficiência intelectual; analisar o processo de resolução das atividades pelo aluno com deficiência intelectual e avaliar a contribuição das atividades propostas para a sistematização do conhecimento matemático e estabelecimento de relações com o cotidiano.

Citas

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Publicado

2018-09-19

Cómo citar

Mateus, A. B., & Sales, A. (2018). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: LETRAMENTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 1(1). Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/2154