TRAJETÓRIA ESCOLAR DE ESTUDANTES EGRESSOS DE PROGRAMAS DE CORREÇÃO DE FLUXO

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Autores/as

  • Jeane Cristina S. Oliveira de Souza
  • Edelir Salomão Garcia

Resumen

RESUMO

 Diversos estudos foram realizados no Brasil na tentativa de explicar o fracasso escolar, fatores internos e externos à escola são apontados como causas do fracasso e a partir dos anos de 1990, mecanismos foram adotados para combater a evasão e a repetência dos alunos das escolas públicas. Atualmente o governo tem utilizado programas de correção de fluxo escolar na tentativa de minimizar e/ou solucionar os problemas referentes ao fracasso escolar e a distorção idade/série. Esse artigo tem por objetivo analisar os resultados escolares de estudantes egressos de programas de correção de fluxo (Se Liga e Acelera Brasil) adotados numa escola localizada em um município no interior do estado de Mato Grosso do Sul, assim, verificar se os programas têm contribuído ou não para o sucesso escolar nos anos/séries dos alunos após a passagem pelos mesmos. Como metodologia de pesquisa foi adotada a documental. Foram analisados documentos escolares referentes ao registro de aproveitamento escolar dos egressos dos programas de 2010 a 2012. Os dados evidenciaram que o fracasso escolar ainda não foi superado na vida de alguns egressos, e que a trajetória escolar dos estudantes após a passagem pelos programas de correção de fluxo permaneceu acidentada e com paradas, pois ao cursarem o ensino regular os egressos ficaram retidos e reviveram os mesmos problemas que os conduziram a distorção idade série. Espera-se contribuir para o debate nessa área, verificando se esta política pública educacional tem propiciado um avanço significativo para a educação brasileira.

 

Palavras - Chave: Fracasso Escolar. Instituto Ayrton Senna. Inclusão/exclusão escolar.

Citas

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Publicado

2018-09-19

Cómo citar

de Souza, J. C. S. O., & Garcia, E. S. (2018). TRAJETÓRIA ESCOLAR DE ESTUDANTES EGRESSOS DE PROGRAMAS DE CORREÇÃO DE FLUXO. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 1(1). Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/2161