Técnicos de suporte em tecnologias e o fazer docente no contexto da pandemia Covid-19 na rede estadual de ensino na coordenadoria regional de educação de Aquidauana-MS
Visualizações: 207DOI:
https://doi.org/10.61389/rbecl.v6i11.6670Palabras clave:
METODOLOGIAS, ENSINO, PANDEMIA, TECNOLOGIAResumen
Este estudo apresenta um panorama sobre o apoio dos técnicos de suporte em tecnologias (TST) na metodologia e logística nos fazeres docentes as práticas educacionais com base em relatos de dezessete TSTs no processo de ensino e aprendizagem implementada pelas unidades de ensino da REE (Rede Estadual de Ensino) no período da pandemia do COVID-19. As escolas analisadas são atendidas pela Coordenadoria Regional de Educação de Aquidauana que é um órgão cuja função é coordenar a execução, a supervisão, o acompanhamento e o monitoramento das políticas educacionais da SED (Secretaria de Estado de Educação) nas ações que envolvem processo ensino-aprendizagem nos municípios de Anastácio, Aquidauana, Bodoquena, Dois Irmãos do Buriti e Miranda nas diversas modalidades desenvolvidas nas escolas, disseminando e fomentando práticas pedagógicas com a utilização das tecnologias educacionais. O objetivo da pesquisa tem um enfoque qualitativo e quantitativo, onde se buscou relatos dos TSTs sobre o processo de ensino dos docentes e as tecnologias através de formulários online e pesquisa bibliográfica, os dados para análise do arcabouço metodológico docente implementado, e também foram analisadas as condições estruturais da internet das unidades, equipamentos tecnológicos usados e compreender a logística materializada nas unidades escolares para promover o acesso analógico ao ensino bem como as atividades aos estudantes desprovidos do acesso as plataformas online das aulas remotas.Citas
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus Professor, Adeus Professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. Cortez Editora, 2007.
BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
Diário Oficial do Estado do Mato Grosso do Sul no dia 18 de feveiro de 2019.
Resolução/SED nº 3.143 de 12 de Dezembro de 2016.
RESOLUÇÃO/SED N. 3.745, DE 19 DE MARÇO DE 2020.
Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/27515-pnad-continua-tic-2018-internet-chega-a-79-1-dos-domicilios-do-pais. Acesso em 20 de Julho de 2020.
Disponível em: https://www.sed.ms.gov.br/acesso-google-sala-de-aula/. Acesso em 15 de maio de 2020.
Diponível em: https://www.sed.ms.gov.br/microsoft365/ . Acesso em 19 de junho de 2020.
Disponível em: https://www.sed.ms.gov.br/aulas-na-tv-aberta/. Acesso em 22 de Julho de 2020.
RIOS, Juliana; CÉSAR, FRANCISCO I. GIOCONDO. EDUCAÇÃO 4.0 – Educação em tempos da 4º Revolução Industrial, necessidade de um novo olhar para a educação: um estudo de caso... In: Anais do Simpósio de Engenharia, Gestão e Inovação. Anais...Águas de Lindóia(SP) Hotel Majestique, 2019. DOI: https://doi.org/10.29327/15319.2-7
Disponível em: . Acesso em: 22/07/2020.
SCHWAB, K. A quarta revolução industrial. 1a Edição ed. São Paulo: Edipro, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).