EXPERIÊNCIAS DE ENSINO EM UM CURSO DE LÍNGUA E CULTURA BRASILEIRA EM UNIVERSIDADE DE HONDURAS
Visualizações: 27DOI:
https://doi.org/10.61389/rbecl.v10i16.8531Palabras clave:
Internacionalização, Ensino de língua, Formação de professoresResumen
Considerando que la enseñanza de lenguas extranjeras se basa en estudios sobre metodologías y contenidos experimentados y replicados en diferentes públicos, con el objetivo de sistematizar prácticas, temas, materiales delineados por un lenguaje pedagógico, la enseñanza de una lengua puede verse desde dos perspectivas: primero, a través del acceso, ya que las prácticas y contenidos difundidos para la enseñanza de una lengua amplían las posibilidades de ofrecer esos contenidos, permitiendo que cursos de esta modalidad estén al alcance de muchos; segundo, por falta de originalidad, ya que impiden que las prácticas docentes autorales que buscan relacionar contenidos con el perfil cultural de los estudiantes, encuentren adhesión y apoyo. Por lo tanto, la experiencia de internacionalización que aquí se presenta de la impartición del Diplomado en Portugués en la Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán (UPNFM) en un curso de lengua y cultura, con 312 horas lectivas, divididas en cuatro niveles y 78 horas lectivas, busca problematizar métodos y contenidos para la enseñanza del portugués a extranjeros, a través de conceptos que permitan repensar el papel del profesor.
Citas
AGUIAR V. Um balanço das políticas do governo Lula para a educação superior: continuidade e ruptura. Rev Sociol Polit [Internet]. 2016 Mar;24(57):113–26. Available from: https://doi.org/10.1590/1678-987316245708
SOARES, R. V. Expansão da Educação Superior no governo Lula: tendências e contradições. Revista Humanidades e Inovação v.7, n.6 - 2020
CASTRO, E. V. Metafísicas canibais. São Paulo: Cosac Naif, 2015.
DESCOLA, P. Outras naturezas, outras culturas. São Paulo: Ed. 34, 2016
FLECK, L. Génese e desenvolvimento de um fato científico. Tradução Georg Otte e Mariana Camilo de Oliveira. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.
FONSECA, P. C. D., Cunha, A. M., & Bichara, J. da S.. (2013). O Brasil na Era Lula: retorno ao desenvolvimentismo? Nova Economia, 23(2), 403–428. https://doi.org/10.1590/S0103-63512013000200006
FOUCAULT, M. Arqueologia do Saber. São Paulo: Forense Universitária, 2012.
GROFF, A. R.; MAHEIRIE, K.; ZANELLA, A. V. Constituição do(a) pesquisador(a) em ciências humanas. Arq. bras. psicol. vol.62 no.1 Rio de Janeiro abr. 2010
LACLAU, E.; MOUFFE, C. Hegemonia e estratégia socialista: por uma política democrática radical. São Paulo: Intermeios, 2015.
Ministério da Educação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (MECAPES). A internacionalização na Universidade Brasileira: resultados do questionário aplicado pela Capes, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).