A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Perspectivas de escolarização e autonomia para alunos com deficiência
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Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Escola Especial, APAE.Résumé
A Educação de Jovens e Adultos aparece cada vez mais como uma estratégia de escolarização para pessoas com Deficiência Intelectual ou Múltipla e Transtornos Globais do Desenvolvimento, em razão da necessidade da oferta de processos escolares a estudantes que não a acessaram na idade própria. O artigo que ora se apresenta traz dados parciais da pesquisa intitulada “A Inclusão de Alunos Adultos em Curso de EJA no Âmbito da Escola Especial”, realizada no Centro de Educação Especial Girassol, mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), no Município de Campo Grande/MS. Tem por objetivo analisar o Projeto Pedagógico do Curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em andamento, com vistas a identificar as possiveis adequações no curriculo, de forma a atender a demanda. Para isso realizou pesquisa bibliográfica a partir de Freitas (2007), Guimarães (2008, 2012), Osório (2013), Piantino (2005), Ribeiro (2001), Santos (2017) e Silva (2012). Realizou-se ainda pesquisa documental, de leis e normas educacionais em vigência, bem como o Projeto Pedagógico da EJA, Proposta Pedagógica do Centro de Educação Especial e outros documentos afins. As análises revelaram a necessidade de aprofundamento de estudos, em especial sobre o curriculo e as práticas pedagógicas, de forma a criar estratégias para que os estudantes, público da educação especial, jovens e adultos, evoluam no processo de escolarização, na autonomia, na formação básica para o trabalho e na definição de seu projeto de vida.
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