A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Perspectivas de escolarização e autonomia para alunos com deficiência

Visualizações: 581

Auteurs

Mots-clés :

Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Escola Especial, APAE.

Résumé

A Educação de Jovens e Adultos aparece cada vez mais como uma estratégia de escolarização para pessoas com Deficiência Intelectual ou Múltipla e Transtornos Globais do Desenvolvimento, em razão da necessidade da oferta de processos escolares a estudantes que não a acessaram na idade própria. O artigo que ora se apresenta traz dados parciais da pesquisa intitulada “A Inclusão de Alunos Adultos em Curso de EJA no Âmbito da Escola Especial”, realizada no Centro de Educação Especial Girassol, mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), no Município de Campo Grande/MS. Tem por objetivo analisar o Projeto Pedagógico do Curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em andamento, com vistas a identificar as possiveis adequações no curriculo, de forma a atender a demanda. Para isso realizou pesquisa bibliográfica a partir de Freitas (2007), Guimarães (2008, 2012), Osório (2013), Piantino (2005), Ribeiro (2001), Santos (2017) e Silva (2012). Realizou-se ainda pesquisa documental, de leis e normas educacionais em vigência, bem como o Projeto Pedagógico da EJA,  Proposta Pedagógica do Centro de Educação Especial e outros documentos afins. As análises revelaram a necessidade de aprofundamento de estudos, em especial sobre o curriculo e as práticas pedagógicas, de forma a criar estratégias para que os estudantes, público da educação especial, jovens e adultos, evoluam no processo de escolarização, na autonomia, na formação básica para o trabalho e na definição de seu projeto de vida.

Bibliographies de l'auteur

Hugo Jader Monteiro Cardoso, APAE Campo Grande - MS

Geógrafo (bacharel e licenciatura), especialista em Psicopedagogia e em Educação Especial: Deficiência Intelectual, cursando Pedagogia. 

Professor Efetivo na Rede Estadual de ensino de Mato Grosso do Sul e da Rede Municipal de Campo Grande. Já atuou também na rede particular de ensino como professor de Geografia do Ensino Fundamental e Médio nas escolas Alexander Fleming, Harmonia Bilíngue, Bionatus, Maria Montessori, Colégio Dom Bosco, Latino Americano, Colégio Maria Auxiliadora, colégio ABC/CBA entre outros.
Foi professor de Geografia e Coordenador Pedagógico do Colégio Militar de Campo Grande - MS durante oito anos.

 Foi professor e coordenador pedagógico e atualmente é Diretor Escolar no Centro de Educação Especial Girassol - CEDEG/APAE, de Campo Grande/MS.

Mariuza A. C. Guimarães, UFMS

Mariuza Aparecida Camillo Guimarães Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1987), Especialista em Educação Especial (2000) e mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2005), Doutora em Educação pela mesma Instituição (2012). Atuou como docente na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul e como Técnica e Coordenadora Pedagógica na área da Educação Especial pela mesma Rede. No Ensino Superior atuou como Docente na Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP), na Associação de Ensino Superior de MS (FCG-FACSUL), na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e como Coordenadora no Curso de Pós Graduação em Educação Especial no Instituto de Qualificação Profissional Libera Limes. Foi ainda, Conselheira do Conselho Estadual de Educação, representando os Movimentos Populares, no período de 2003 a 2007, tendo ocupado a Presidência desse Órgão na Gestão 2006-2007. Conselheira-Suplente do Conselho Estadual de Educação (CEE/MS) de 2008 a 2011, pela UEMS. Atualmente é Conselheira Suplente no Conselho Estadual de Educação, representando os movimentos populares, 2019 a 2023. É Vice Coordenadora do Fórum Estadual de Educação MS. Atuou no Campus de Aquidauana, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no período de 2011 a 2014, como docente e nas funções de coordenadora do Curso de Pedagogia, no período de 2011 a 2012 e Coordenadora de Gestão Acadêmica, no período de agosto de 2013 a fevereiro de 2014. Atualmente é lotada na Faculdade de Educação/FAED/UFMS/Campo Grande, onde ocupou a função de Coordenadora do Curso de Pedagogia/FAED, Mandato 2018-2020. Membro efetiva do Grupo de Estudos e de Investigação Acadêmica nos Referenciais nos Referenciais Foucaultianos/GEIARF/UFMS/CNPQ. Colaborou nos Projetos de Pesquisa: ?A participação da UEMS para a Construção da Educação Inclusiva em MS/UEMS? e ?Ensino Fundamental de Nove Anos: Regulamentação x Implementação (UEMS/UFMS/UFGD)?. Coordenou o Projeto de Pesquisa "Os discursos da educação inclusiva pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental", no período de 2014 a 2016. Coordena atualmente pesquisa A Inclusão de Alunos Adultos em Curso de EJA no Âmbito da Escola Especial. Coordenou os Projetos de Extensão "Curso Básico em Libras"; "Curso de Aperfeiçoamento em Libras", Seminários Temáticos em Educação Especial, entre 2011 e 2013 em Aquidauana e em 2019 em Campo Grande. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, Legislação Educacional, Gestão e formação de professores

Références

BRASIL. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil, Presidência da República. Rio de Janeiro, 17 jul. 1934. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Constituicao34.htm> Acesso em: 06 de setembro de 2019.

_____, Decreto Nº 7.031-A, de 6 de setembro de 1878. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-7031-a-6-setembro-1878-548011-publicacaooriginal-62957-pe.html

Acesso em: 06 de setembro de 2019

_____. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Parecer 11/2000. Brasília. 2000.

_____. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Imprensa Oficial, 1988.

_____. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

_____. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na

perspectiva da Educação Inclusiva. MEC; SEEP; 2008.

_____. Resolução CNE CEB 02/2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica.

CENTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL GIRASSOL - CEDEG/APAE. Relatório Quantitativo e Qualitativo do Centro de Educação Especial Girassol. Campo Grande/MS, 2007. 99f.

_____. Projeto de Curso de Educação de Jovens e Adultos na Etapa do Ensino Fundamental para Pessoas com Deficiência Mental e/ou Múltipla e Transtorno Global do Desenvolvimento. Campo Grande/MS, 2015. 26f.

_____. Proposta Pedagógica. Campo Grande/MS. 2011

FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAES. Documento Norteador Educação e Ação Pedagógica. Brasília, 2017.

FREITAS, M. F. Q. Educação de jovens e adultos, educação popular e processos de conscientização: intersecções na vida cotidiana. Educar, n29, 2007.

GUIMARÃES, Mariuza Aparecida Camillo. (2012) Dispositivos Normalizadores da Educação Inclusiva: os Enunciados dos Conselhos de Educação. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/ Centro de Ciências Humanas e Sociais/ Programa de Pós–Graduação em Educação. Curso de Doutorado. [Tese]. Campo Grande/MS. [ p. 33-44]

_____. A normatização e os desafios da Educação Inclusiva em Mato Grosso do Sul. In SILVA, A. R. et al. Educação políticas públicas e formação de professores. Campo Grande/MS: UNIDERP, 2008. p. 107-124.

MATO GROSSO DO SUL. SED/CEE/MS. Deliberação CEE/MS nº. 7828/2005.

_____. SED/CEE/MS. Parecer Orientativo n° 308, de 4 de outubro de 2013.

OSÓRIO, Antônio Carlos do Nascimento. LEÁO, Tatiana Calheiros Lapas. Diversidade e educação especial em diálogos: reflexões sobre os discursos da inclusão. In: Revista Educação Especial, v. 26, n. 47, 2013, Santa Maria-RS, p. 685-698

PIANTINO, Lurdinha Danezy. Escola e família um compromisso comum em educação. In: Ensaios Pedagógicos: Construindo Escolas Inclusivas. Ministério da Educação, Brasília, 2005, p. 37-41

RIBEIRO, Vera Masagão, JOIA, Orlando, PIERRO, Maria Clara Di. Visões da educação de Jovens e Adultos no Brasil. Cadernos Cedes, ano XXI, nº 55, novembro/2001. Disponível em: www.scielo.be/pdf/ccedes/v21n55/5541.pdf>. Acesso em: 06 de setembro de 2019.

SANTOS, Juliana Silva dos. PEREIRA, Marcos Villela. Educação de Jovens e Adultos: um currículo de demanda atenção. In: Congresso Nacional de Educação, nº 13, 2017, Curitiba. Anais... Curitiba: EDUCERE, 2017. p. 6867-6880. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/24764_13108.pdf>. Acesso em: 23 de outubro de 2019.

SILVA, Maria Odete Emygdio da. Educação Inclusiva – um novo paradigma de Escola. Revista Lusófona de Educação, [S.l.], v. 19, n. 19, apr. 2012. ISSN 1646-401X. Disponível em: <https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/2845>. Acesso em: 23 de outubro de 2019.

Téléchargements

Publiée

2021-03-27

Comment citer

Cardoso, H. J. M., & Guimarães, M. A. C. (2021). A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Perspectivas de escolarização e autonomia para alunos com deficiência. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 4(8), 18–36. Consulté à l’adresse https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/5969