EXPERIÊNCIAS DE ENSINO EM UM CURSO DE LÍNGUA E CULTURA BRASILEIRA EM UNIVERSIDADE DE HONDURAS
Visualizações: 25DOI :
https://doi.org/10.61389/rbecl.v10i16.8531Mots-clés :
Internacionalização, Ensino de língua, Formação de professoresRésumé
Considerando que o ensino de língua estrangeira é pautado em estudos sobre metodologias e conteúdos experimentados e replicados em diferentes públicos, com o intuito de se sistematizar práticas, temas, materiais delineados por uma linguagem pedagógica, o ensino de um idioma pode ser visto por dois prismas: primeiro pela acesso, já que práticas e conteúdos disseminados para o ensino de um idioma, ampliam as possibilidade de oferecimento desse conteúdo, permitindo que cursos dessa modalidade estejam ao alcance de muitos; segundo, pela pouca originalidade, pois impedem que práticas autorais docentes, que conseguem relacionar conteúdos ao perfil cultural dos discentes, encontrem adesão e apoio. Por isso, a experiência de internacionalização aqui apresentada de ensino no Diplomado de Portugues na Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán (UPNFM) em um curso de idioma e cultura, de 312 horas de curso, divididos em quatro níveis e 78 horas-aula, busca problematizar métodos e conteúdos para o ensino de uma Língua Portuguesa para estrangeiros. Através de conceitos de “articulador” (LACAU; MOUFFE. 2015) e “ressignificar” (DESCOLA, 2016), repenso o lugar do aluno em experiências de intercambio transnacional, no intuito de ampliar concepções, modelos e práticas de internacionalização do ensino superior.
Références
AGUIAR V. Um balanço das políticas do governo Lula para a educação superior: continuidade e ruptura. Rev Sociol Polit [Internet]. 2016 Mar;24(57):113–26. Available from: https://doi.org/10.1590/1678-987316245708
SOARES, R. V. Expansão da Educação Superior no governo Lula: tendências e contradições. Revista Humanidades e Inovação v.7, n.6 - 2020
CASTRO, E. V. Metafísicas canibais. São Paulo: Cosac Naif, 2015.
DESCOLA, P. Outras naturezas, outras culturas. São Paulo: Ed. 34, 2016
FLECK, L. Génese e desenvolvimento de um fato científico. Tradução Georg Otte e Mariana Camilo de Oliveira. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.
FONSECA, P. C. D., Cunha, A. M., & Bichara, J. da S.. (2013). O Brasil na Era Lula: retorno ao desenvolvimentismo? Nova Economia, 23(2), 403–428. https://doi.org/10.1590/S0103-63512013000200006
FOUCAULT, M. Arqueologia do Saber. São Paulo: Forense Universitária, 2012.
GROFF, A. R.; MAHEIRIE, K.; ZANELLA, A. V. Constituição do(a) pesquisador(a) em ciências humanas. Arq. bras. psicol. vol.62 no.1 Rio de Janeiro abr. 2010
LACLAU, E.; MOUFFE, C. Hegemonia e estratégia socialista: por uma política democrática radical. São Paulo: Intermeios, 2015.
Ministério da Educação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (MECAPES). A internacionalização na Universidade Brasileira: resultados do questionário aplicado pela Capes, 2017.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).