A sala de recursos multifuncionais como instrumento facilitador no/do processo de ensino, aprendizagem e inclusão do estudante público-alvo da Educação Especial

Visualizações: 27

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i17.9094

Mots-clés :

Escola

Résumé

O presente artigo visa discutir a política de inclusão dos estudantes público-alvo da educação especial (PAEDE) no estado de Mato Grosso, bem como essa política é aplicada, a partir do trabalho realizado na Sala de Recursos Multifuncional (SRM) na Escola Estadual São José Operário, localizado em Rondonópolis-MT. Esse trabalho se constitui a partir da perspectiva da educação inclusiva, que visa eliminar as barreiras para que o estudante possa aprender, socializar, rir, brincar e se sentir pertencente a escola, a partir de jogos e atividades individuais e coletivas, visando o comprometimento de professores, profissionais da escola e família para que se faça valer o direito de ensino e aprendizagem desse estudante. Como opção metodológica para este estudo foi realizada uma pesquisa qualitativa com caráter descritivo, a partir da prática pedagógica com os estudantes na sala de recursos.

Bibliographies de l'auteur

Flávia Janiaski Vale, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Artes Cênicas pela UFBA, com bolsa de doutorado sanduiche com bolsa CAPES na University of Massachusetts/Boston no programa de Early Childhood Education. Professora Associada da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) no Curso de Licenciatura e Bacharelado em Artes Cênicas.

Thacio Fagundes Vissicchio, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso

Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia. Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso.

Maizi Aparecida dos Santos, Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondonópolis, Mato Grosso. Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso.

Références

ALBERT, Évelin; REIS, Pedro Henrique. MATERIAL DIDÁTICO PARA SURDOS E OUVINTES: uma perspectiva inclusiva no ensino de Ciências. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, [S. l.], v. 8, n. 14, p. 88–107, 2023. DOI: 10.61389/rbecl.v8i14.7506. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/750. Acesso em: 3 set. 2024.

AUBERT, A. et al. Aprendizagem dialógica na sociedade da informação. São Carlos: EdUFSCar, 2020.

BEDAQUE, Selma Andrade de Paula. Por uma Prática Colaborativa no AEE: Atendimento Educacional Especializado. 1 ed. Curitiba: Appris, 2014.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso: 8 mar. 2024.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial: República Federativa do Brasil. Brasília, DF. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso: 8 abril. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes operacionais da educação especial para o atendimento educacional especializado na educação básica. Brasília. 2008. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=428-diretrizes-publicacao&Itemid=30192. Acesso em: 07 de jun. 202e4.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 18ª ed. 1988, 50ª ed. 2011.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão Escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

Mato Grosso. Resolução Normativa 010/2023/CEE-MT. Estabelece normas para a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e Educação Bilíngue de Surdos no Sistema Estadual de Ensino de Mato Grosso. 2023. Disponível em: https://www.iomat.mt.gov.br/portal/visualizacoes/html/17311/#/p:60/e:17311. Acessado em: 02 fev. 2024.

Mato Grosso. Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Caderno de Orientações da Educação Especial 2024. Cuiabá. 2024.

PRIETO, R.; ZÁKIA, S.; SOUSA, L. Educação Especial no município de São Paulo: Acompanhamento da trajetória escolar de Alunos no Ensino Regular 1. v. 12, n. 2, p. 187–202, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/JLPZkgwg9NpQHLJmTNr58SN/?format=pdf. Acesso em: 7 jun. de 2024.

RAAD, F, L, I. Olhares e reflexões sobre psicologia e educação / Ingrid Lilian Fuhr Raad, Zoia Prestes, organizadores. – Brasília : [s.n.], 2016.

SANTOS, S. M. P. Brinquedoteca: a criança, o adulto e o lúdico. Petrópolis. Vozes. 2000. p.53.

Téléchargements

Publiée

2024-12-18

Comment citer

Vale, F. J., Vissicchio, T. . F., & Santos, M. A. dos. (2024). A sala de recursos multifuncionais como instrumento facilitador no/do processo de ensino, aprendizagem e inclusão do estudante público-alvo da Educação Especial. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 8(17), 271–291. https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i17.9094