Competências específicas de língua inglesa à luz da abordagem comunicativa

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Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que os educandos devem desenvolver, a partir de competências e habilidades. Dentre muitas competências, destaca-se que o domínio do Inglês contribui com a inserção do sujeito no mundo globalizado. Estudos evidenciam que a abordagem comunicativa para o ensino de línguas favorece a aquisição do código linguístico. Assim, esta pesquisa investiga se as competências específicas do componente curricular Língua Inglesa presentes na BNCC (BRASIL, 2018) possuem correlação com os aspectos da abordagem comunicativa para o ensino de línguas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa etnográfica (ROCKWELL, 1991). A análise de dados revelou que traços da abordagem comunicativa estão presentes nas competências específicas de Língua Inglesa para o Ensino Fundamental. Assim, o desenvolvimento de propostas destinadas à formação continuada de professores, que viabiliza o desenvolvimento de competências docentes para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem norteado pela abordagem comunicativa, é um aspecto essencial para se oportunizar uma aprendizagem crítica, inclusiva e autônoma.

Palavras-chave: BNCC; Língua Inglesa; Abordagem Comunicativa.

Biografia do Autor

Nícolas Rodrigues Nunes Bessa, Universidade de Taubaté

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté, possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (2018) e graduação em Letras- Português/Inglês pela Universidade Anhanguera - Uniderp (2014). Atualmente é membro da UNDIME- SP (União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo) na qual atua como professor-formador no processo de implementação do Currículo Paulista. Atua como formador de professores de Língua Inglesa junto a Prefeitura Municipal de Taubaté. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino do Inglês como língua estrangeira.

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Publicado

2021-03-07

Como Citar

Bessa, N. R. N. (2021). Competências específicas de língua inglesa à luz da abordagem comunicativa. REVISTA ESTUDOS EM LETRAS, 2(1), 39–60. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/estudosletras/article/view/5778

Edição

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Artigos