Conceitos axiológicos bakhtinianos em propaganda audiovisual da cerveja Laurentina Preta

Visualizações: 654

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/rel.v2i1.5758

Resumen

Neste artigo, procuramos desenvolver uma reflexão teórico-analítica em torno dos elementos axiológicos presentes nos conceitos de extraverbal, julgamento de valor e entoação. Para tal, ao longo do trabalho, assumimos a perspectiva teórica de linguagem de Bakhtin e seu Círculo, que considera que o discurso verbal não é auto-suficiente, necessitando-se sempre de uma situação extraverbal concreta com a qual estabelece uma relação íntima (VOLOCHINOV; BAKHTIN, 1926) pois, a interação verbal resulta das relações sociais norteadas por características axiológicas, valorativas e ideológicas. Tomamos como referência de análise a propaganda da Cerveja Laurentina Preta designada comumente de “Esta preta é mesmo boa!” que circulou na mídia televisiva moçambicana e, rapidamente, foi banida daqueles órgãos de comunicação social e passou a circular apenas no Youtube.

Palavras-chave: Extraverbal; julgamento de valor; entoação.

Biografía del autor/a

Enísio Guilhermina Cuamba

Enísio Guilhermina Cuamba é doutor em Letras - Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Maringá - PR, Brasil. É mestre em Educação/Ensino de Português pela Universidade Pedagógica de Maputo - Moçambique. É graduado e bacharel em Letras (Ensino de Português) pela Universidade Pedagógica, Delegação de Nampula - Moçambique. É Docente da Universidade Licungo -Moçambique. É Pesquisador do GEDUEM/CNPq (www.geduem.com.br).

Mauricio Bernardo Cigarros

Maurício Bernardo Cigarros é doutorando no Programa de Pós-graduação em Letras - Estudos Linguísticos. Universidade Estadual de Maringá - PR, Brasil. É mestre em Jornalismo e Estudos Editoriais pela Universidade Pedagógica (UP) de Maputo - Moçambique. É graduado e bacharel em Letras (Ensino de Português) pela UP de Quelimane - Moçambique. É Docente da Universidade Licungo - Moçambique. É estudante no grupo de pesquisa Estudos sobre a aquisição da escrita, da UEM, PR - Brasil/CNPq.

Citas

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, M.; VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. 6ª ed. São Paulo: Hucitec, 1992.

FARACO, C. A. Linguagem & Diálogo: As ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

Esta preta é mesmo boa. Disponível em: <https://youtu.be/epQfysunNXE>. Acesso em: 07. Jan.2017.

Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso (GEGe). Palavras e contrapalvras: glossariando conceitos, categorias e noções de Bakhtin. São Carlos: Pedro & João Editores, 2009.

MACHADO, T. H.; MENEGASSI, R. J. Manifestações de contrapalavras no gênero discursivo resenha. Intersecções, v. 8, n. 2, p. 237-252, nov. 2012.

MENEGASSI, R. J.; CAVALCANTE, R. S. Conceitos axiológicos bakhtinianos em propaganda impressa. Alfa, n. 57, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1981-57942013000200005

ROSA, N. G. Análise de propostas de escrita de gêneros instrucionais em livros didáticos do ensino fundamental II. 2016. 181f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade estadual de Maringá.

STELLA, P. R. Palavra. In: BRAIT, B. (ORG.). Bakhtin: Conceitos –chave. São Paulo: Contexto, 2005, p. 177-190.

VOLOCHINOV, V. N.; BAKHTIN, M. Discurso na vida e discurso na arte: (sobre poética sociológica). Tradução de Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza. 1926.

Publicado

2021-03-07

Cómo citar

Cuamba, E. G., & Cigarros, M. B. (2021). Conceitos axiológicos bakhtinianos em propaganda audiovisual da cerveja Laurentina Preta. REVISTA ESTUDOS EM LETRAS, 2(1), 7–20. https://doi.org/10.61389/rel.v2i1.5758

Número

Sección

Artigos