Conceitos axiológicos bakhtinianos em propaganda audiovisual da cerveja Laurentina Preta

Visualizações: 599

Autores

Resumo

Neste artigo, procuramos desenvolver uma reflexão teórico-analítica em torno dos elementos axiológicos presentes nos conceitos de extraverbal, julgamento de valor e entoação. Para tal, ao longo do trabalho, assumimos a perspectiva teórica de linguagem de Bakhtin e seu Círculo, que considera que o discurso verbal não é auto-suficiente, necessitando-se sempre de uma situação extraverbal concreta com a qual estabelece uma relação íntima (VOLOCHINOV; BAKHTIN, 1926) pois, a interação verbal resulta das relações sociais norteadas por características axiológicas, valorativas e ideológicas. Tomamos como referência de análise a propaganda da Cerveja Laurentina Preta designada comumente de “Esta preta é mesmo boa!” que circulou na mídia televisiva moçambicana e, rapidamente, foi banida daqueles órgãos de comunicação social e passou a circular apenas no Youtube.

Palavras-chave: Extraverbal; julgamento de valor; entoação.

Biografia do Autor

Enísio Guilhermina Cuamba

Enísio Guilhermina Cuamba é doutor em Letras - Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Maringá - PR, Brasil. É mestre em Educação/Ensino de Português pela Universidade Pedagógica de Maputo - Moçambique. É graduado e bacharel em Letras (Ensino de Português) pela Universidade Pedagógica, Delegação de Nampula - Moçambique. É Docente da Universidade Licungo -Moçambique. É Pesquisador do GEDUEM/CNPq (www.geduem.com.br).

Mauricio Bernardo Cigarros

Maurício Bernardo Cigarros é doutorando no Programa de Pós-graduação em Letras - Estudos Linguísticos. Universidade Estadual de Maringá - PR, Brasil. É mestre em Jornalismo e Estudos Editoriais pela Universidade Pedagógica (UP) de Maputo - Moçambique. É graduado e bacharel em Letras (Ensino de Português) pela UP de Quelimane - Moçambique. É Docente da Universidade Licungo - Moçambique. É estudante no grupo de pesquisa Estudos sobre a aquisição da escrita, da UEM, PR - Brasil/CNPq.

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, M.; VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. 6ª ed. São Paulo: Hucitec, 1992.

FARACO, C. A. Linguagem & Diálogo: As ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

Esta preta é mesmo boa. Disponível em: <https://youtu.be/epQfysunNXE>. Acesso em: 07. Jan.2017.

Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso (GEGe). Palavras e contrapalvras: glossariando conceitos, categorias e noções de Bakhtin. São Carlos: Pedro & João Editores, 2009.

MACHADO, T. H.; MENEGASSI, R. J. Manifestações de contrapalavras no gênero discursivo resenha. Intersecções, v. 8, n. 2, p. 237-252, nov. 2012.

MENEGASSI, R. J.; CAVALCANTE, R. S. Conceitos axiológicos bakhtinianos em propaganda impressa. Alfa, n. 57, 2013.

ROSA, N. G. Análise de propostas de escrita de gêneros instrucionais em livros didáticos do ensino fundamental II. 2016. 181f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade estadual de Maringá.

STELLA, P. R. Palavra. In: BRAIT, B. (ORG.). Bakhtin: Conceitos –chave. São Paulo: Contexto, 2005, p. 177-190.

VOLOCHINOV, V. N.; BAKHTIN, M. Discurso na vida e discurso na arte: (sobre poética sociológica). Tradução de Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza. 1926.

Downloads

Publicado

2021-03-07

Como Citar

Cuamba, E. G., & Cigarros, M. B. (2021). Conceitos axiológicos bakhtinianos em propaganda audiovisual da cerveja Laurentina Preta. REVISTA ESTUDOS EM LETRAS, 2(1), 7–20. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/estudosletras/article/view/5758

Edição

Seção

Artigos