A telecolaboração no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras

desafios e possibilidades

Visualizações: 692

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/rel.v2i1.5812

Resumen

Resumo: O campo CALL (Computer Assisted Language Learning) estuda a relação do ensino de línguas com a tecnologia e possui diversos subcampos, dentre eles a Telecolaboração. A Telecolaboração envolve o engajamento de grupos de alunos em interações interculturais online e projetos colaborativos com parceiros de outros contextos culturais ou localizações geográficas. Contribui para o desenvolvimento das competências tanto da língua estrangeira quanto intercultural e eletrônica dos estudantes e oferece possibilidades para o desenvolvimento de estratégias de internacionalização das universidades. Contudo, a atividade continua relativamente periférica e ainda não é realizada por um número grande de educadores. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica sobre o uso de projetos telecolaborativos no Brasil. Todos os artigos encontrados focam o modelo Tandem/Teletandem, nenhum envolvendo a colaboração entre turmas e/ou sites/plataformas específicos. Algumas das soluções/informações encontradas, no entanto, podem ser úteis para os outros tipos de projetos telecoborativos. Os resultados contribuem também para o campo ao mostrar a prevalência do Tandem/Teletandem no Brasil.

Biografía del autor/a

Gabriella Toaldo Buzatto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Graduanda em Letras - Licenciatura em Inglês na Universidade Tecnológica Federal do Paranámeuip (UTFPR). 

Gabriel Ortiz Nunes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Graduando em Letras - Licenciatura em Inglês na Universidade Tecnológica Federal do Paranámeuip (UTFPR).

Claudia Beatriz Monte Jorge Martins, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Doutora em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Professora efetiva da UTFPR – Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (DALEM).

Citas

ARISTIZÁBAL, Juanita C.; WELCH, Patrick M. Rio de Janeiro to Claremont: promoting intercultural competence through student-driven online intercultural exchanges. Hispania, [s.l.], v. 100, n. 1, p. 225-238, 2017. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/26387776?seq=1. Acesso em: 18 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.1353/hpn.2017.0037

BEATTY, Ken. Teaching and Researching Computer Assisted Language Learning. 2nd. ed. New York: Longman, 2010.

BLAKE, Robert J. Brave New Digital Classroom: Technology and Foreign Language Learning. Washington, D. C: Georgetown University Press, 2008. DOI: https://doi.org/10.1353/book13058

BRAMMERTS, Helmut. Tandem language learning via the internet and the International E-Mail Tandem Network. In: LITTLE, David.; BRAMMERTS, Helmut. (eds.). A Guide to Language Learning in Tandem via the Internet. CLCS Occasional Paper No. 46, 1996, p. 9-22. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED399789. Acesso em 12 jan. 2021

CAMPOS, Bruna S; SALOMÃO, Ana Cristina B. Estratégias de aprendizagem no Teletandem: o que os aprendizes de língua inglesa afirmam fazer para aprender nesse contexto? Revista Horizontes de Linguística Aplicada, [s. l], v. 1, n. 18, p. 133-160, 2019. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/25100. Acesso em: 10 set. 2020 DOI: https://doi.org/10.26512/rhla.v18i1.25100

CAPES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Missão e objetivos: o portal de periódicos da capes. O Portal de Periódicos da Capes. Disponível em: https://www.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pcontent&view=pcontent&alias=missao-objetivos&Itemid=109. Acesso em: 9 nov. 2020.

CARVALHO, Kelly C. H. P.; RAMOS, Karin A. H. P. Aspectos comparativos em contextos de telecolaboração: teletandem português e espanhol. Caracol, [s.l.], n. 19, p. 536-563, 2020. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/161943. Acesso em: 7 nov. 2020 DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.v0i19p536-563

COSTA, Leila M. G.; SALOMÃO, Ana Cristina B.; ZAKIR, Maisa A. Telecolaboração transcultural e transcontinental para aprendizagem de línguas estrangeiras: propostas e desafios. Revista do Gel, [s.l.], v. 15, n. 3, p. 9-25, 2018. Disponível em: https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/2433. Acesso em: 10 set. 2020 DOI: https://doi.org/10.21165/gel.v15i3.2433

DOOLY, Melinda. Telecollaboration. In: CHAPELLE, Carol A.; SAURO, Shannon (ed.). The Handbook of Technology and Second Language Teaching and Learning. Hoboken: Wiley-Blackwell, 2017. Cap. 12. p. 169-183. DOI: https://doi.org/10.1002/9781118914069.ch12

DOOLY, Melinda; O'DOWD, Robert. Telecollaboration in the foreign language classroom: a review of its origins and its application to language teaching practice. In: DOOLY, Melinda; O'DOWD, Robert (ed.). In This Together: teachers' experiences with transnational, telecollaborative language learning projects. Bern: Peter Lang, 2018. Cap. 1. p. 11-34. Disponível em: https://library.oapen.org/bitstream/id/653e7677-d422-463b-8c0f-6f6eb31c91e6/1003364.pdf. Acesso em: 13 out. 2020.

GIRI, Mirelle M. Os Processos Formativos do Professor de Língua Inglesa no Curso de Letras da UTFPR e no Programa Idiomas sem Fronteiras: a questão da internacionalização do ensino superior. 2016. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português - Inglês, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8930/1/CT_COLET_2016_2_04.pdf Acesso em: 12 jan. 2021.

HELM, Francesca. The practices and challenges of telecollaboration in higher education in Europe. Language Learning and Technology, [s. l.], v. 19, n. 2, p. 197-217, jun. 2015. Disponível em: https://www.lltjournal.org/item/2910. Acesso em: 20 ago. 2021.

HUBBARD, Philip. An invitation to CALL. 2020. Disponível em: https://web.stanford.edu/~efs/callcourse2/index.htm. Acesso em: 17 set. 2020.

Levy, Michael. Computer-Assisted Language Learning: context and conceptualization. Oxford: Clarendon Press, 1997. 298 p. DOI: https://doi.org/10.1093/oso/9780198236320.001.0001

MARTINS, Claudia Beatriz M. J. A integração da tecnologia nos cursos de licenciatura em Letras do estado do Paraná a partir da perspectiva dos professores: um estudo de métodos mistos. 2015. 404 f.Tese (Doutorado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1164. Acesso em: 10 set. 2020

MARTINS, Claudia Beatriz; MOREIRA, Herivelto. O campo CALL (Computer Assisted Language Learning): definições, escopo e abrangência. Calidoscópio, [s.l.], v. 10, n. 3, p. 247-255, 27 dez. 2012. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/3254. Acesso em: 10 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.4013/cld.2012.103.01

O'DOWD, Robert. Telecollaborative networks in university higher education: overcoming barriers to integration. The Internet and Higher Education, [s.l.], v. 18, p. 47-53, jul. 2013a. DOI: https://doi.org/10.1016/j.iheduc.2013.02.001

O'DOWD, Robert. Telecollaboration and CALL. In: THOMAS, Michael; REINDERS, Hayo; WARSCHAUER, Mark (ed.). Contemporary Computer-Assisted Language Learning. London: Bloomsbury, 2013b. p. 123-139.

O'DOWD, Robert. Learning from the Past and Looking to the Future of Online Intercultural Exchange. In: O'DOWD, Robert; LEWIS, Tim (ed.). Online Intercultural Exchange: policy, pedagogy, practice. London: Routledge, 2016. Cap. 17. p. 273-294. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315678931

O’DOWD, Robert. From telecollaboration to virtual exchange: state-of-the-art and the role of Unicollaboration in moving forward. Journal of Virtual Exchange, [s.l.], v. 1, p. 1-23, 24 abr. 2018. Disponível em: https://journal.unicollaboration.org/article/view/35567. Acesso em: 12 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.14705/rpnet.2018.jve.1

PAIVA, Vera Lúcia M. de O. e. A pesquisa em linguagem e tecnologia na Universidade Federal de Minas Gerais. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [s.l.], v. 10, n. 22, p. 921-941, 1 abr. 2014. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/457/373. Acesso em: 10 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.21713/2358-2332.2013.v10.457

RAMOS, Karin Adriane H. P.; CARVALHO, Kelly Cristiane H. P. de. Portuguese and Spanish Teletandem: the role of mediators. Colombian Applied Linguistics Journal, [s.l.], v. 20, n. 1, p. 35-48, 16 fev. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/160438. Acesso em: 12 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.14483/22487085.12055

RAMPAZZO, Laura; ARANHA, Solange. Revisitar o conceito de comunidade para discutir sua aplicação a contextos telecolaborativos. Alfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto), [s.l.], v. 63, n. 2, p. 373-396, set. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-57942019000200373&tlng=pt. Acesso em: 05 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5794-1909-6

SOUZA, Ricardo Augusto de. Telecolaboração e divergência em uma experiência de aprendizagem de português e inglês como línguas estrangeiras. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, [s.l.], v. 3, n. 2, p. 73-96, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982003000200004&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 02 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-63982003000200004

TELLES, João Antonio. Projeto Teletandem Brasil - Línguas Estrangeiras para todos - ensinando e aprendendo línguas estrangeiras in-tandem via MSN Messenger. Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Unesp, 2006.

TELLES, João Antonio. Teletandem and performativity. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, [s.l.], v. 15, n. 1, p. 1-30, mar. 2015a. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982015000100001&lang=pt. Acesso em: 05 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-639820155536

TELLES, João Antonio. Learning foreign languages in teletandem: resources and strategies. Delta: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, [s.l.], v. 31, n. 3, p. 603-632, dez. 2015b. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-44502015000400603&script=sci_abstract. Acesso em: 11 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4450226475643730772

ZAPATA, Natalia A.; CABRERA, Anita F. Mejoramiento de la comprensión auditiva en portugués como LE en contextos comunicativos mediados por la tecnología. Estudios Pedagógicos, [s.l.], v. 41, n. 1, p. 27-44, 2015. Disponível em: https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0718-07052015000100002&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 10 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-07052015000100002

VASSALLO, Maria Luisa; TELLES, João Antonio. Aprendizagem de Línguas Estrangeiras In-Tandem: princípios teóricos e perspectivas de pesquisa. The Especialist, [s.l.], v. 27, n. 1, p. 83-118, 2006. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/6117/4438. Acesso em: 25 out. 2020.

Publicado

2021-03-07

Cómo citar

Buzatto, G. T., Nunes, G. O., & Monte Jorge Martins, C. B. (2021). A telecolaboração no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras: desafios e possibilidades. REVISTA ESTUDOS EM LETRAS, 2(1), 133–154. https://doi.org/10.61389/rel.v2i1.5812

Número

Sección

Artigos